OVÍDIO E O IDEAL DE PUELLA DOCTA NA ELEGIA ERÓTICA ROMANA

Autores

  • Renata Cerqueira Barbosa Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.31669/herodoto.v1i1.25

Palavras-chave:

Elegia erótica, Ovídio, educação feminina.

Resumo

A Elegia Erótica Romana, é um tema que tem sido muito pesquisado por estudiosos de áreas relacionadas aos Estudos Clássicos. Contudo, as pesquisas geralmente dizem respeito à questão poética relacionada ao gênero elegíaco, ou tratam de autores elegíacos e suas composições. Neste gênero literário, principalmente no que se refere à poesia amorosa, os temas estão sempre relacionados às mulheres, amantes e seus comportamentos morais e ideais, o que desperta a curiosidade de outras mulheres para este tipo de leitura. O que esta poesia amorosa pode nos dizer sobre a educação das mulheres? Neste sentido, o objetivo do presente trabalho diz respeito à elegia erótica e a sua possibilidade de contribuição à educação das mulheres romanas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Cerqueira Barbosa, Universidade Estadual de Londrina

Atua na área de História Antiga e Usos do Passado. Lecionou nas áreas de História Antiga, História Medieval, Teoria da História e História do Brasil. É doutora em História pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" Campus de Assis (Março/2011), possui Mestrado em História pela Universidade Federal do Paraná (2002), Graduação e Especialização em História pela Universidade Estadual de Londrina (1998/1999). Atuou no ensino Fundamental e Médio de 2003 a 2014, e no ensino superior de 2000 a 2015 como professora colaboradora do Departamento de História da Universidade Estadual de Londrina - UEL. É pesquisadora do grupo "Antiguidade e Modernidade: Usos do passado" - CNPQ, do Grupo de Pesquisa "Gênero, Sexualidade e Sociedades" - USC, do "Laboratório de Estudos Antigos e Medievais" - LEAM/UEM e do "Laboratório de Estudos dos Domínios da Imagem" - LEDI/UEL. Membership da Universidade de Londres em 2009. Professora Colaboradora do Departamento de História da Universidade Estadual de Londrina e atua nas áreas de História Antiga e Medieval.

Downloads

Publicado

2016-04-13

Como Citar

Barbosa, R. C. (2016). OVÍDIO E O IDEAL DE PUELLA DOCTA NA ELEGIA ERÓTICA ROMANA. Heródoto: Revista Do Grupo De Estudos E Pesquisas Sobre a Antiguidade Clássica E Suas Conexões Afro-asiáticas, 1(1), 300–321. https://doi.org/10.31669/herodoto.v1i1.25