A RESTAURAÇÃO DO ODEION DE PÉRICLES EM ATENAS NO SÉCULO I A.C.: NOVOS E ANTIGOS PERSAS

Autores

  • Fabio Augusto Morales Pontifícia Universidade Católica de Campinas – Campinas

DOI:

https://doi.org/10.31669/herodoto.v1i1.24

Palavras-chave:

Odeion de Péricles, Ariobarzanes, Capadócia, Sula, Atenas romana, ervergetismo helenístico.

Resumo

 O artigo discute a restauração do Odeion de Péricles em Atenas, realizada por rei Ariobarzanes II da Capadócia entre 63 e 51 a. C. O teatro coberto, localizado próximo à encosta sudeste da acrópole, foi construído no século V a. C. e destruído durante o cerco do general romano Sula à cidade em 86 a. C., seja pelos invasores, seja pelos sitiados. A restauração deste “monumento anti-persa” é extremamente significativa para a compreensão das políticas externas ateniense na primeira metade do século I a. C., quando o poder romano criou um novo quadro geopolítico no Mediterrâneo oriental; argumenta-se que a formação de uma identidade anti-bárbara, profundamente relacionada a uma propaganda que relacionava Mitrídates e os partas aos antigos persas, foi a principal motivação para a intervenção capadócia no espaço urbano ateniense. A partir do ponto de vista da história urbana ateniense, a restauração é um exemplo eloquente de uma nova atitude diante do espaço urbano, que se tornaria uma característica central nas intervenções urbanas de Atenas nos período tardo-republicano e augustano: o urbanismo antiquário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fabio Augusto Morales, Pontifícia Universidade Católica de Campinas – Campinas

É bacharel e licenciado desde 2005 em História pela Universidade de São Paulo, onde também obteve o título de mestre em História Social em 2009, com dissertação sobre a participação dos estrangeiros na democracia ateniense clássica, e o título de doutor em História Social em 2015, com tese sobre a produção do espaço urbano de Atenas no período tardo-helenístico e augustano (II a. C. - I d. C.). É professor de História Antiga, de Arqueologia e Museologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, onde é responsável pelo Projeto de Extensão Universitária "Lugares da Religião: Espaço, Patrimônio e Cultura Material em Campinas".

Downloads

Publicado

2016-04-13

Como Citar

Morales, F. A. (2016). A RESTAURAÇÃO DO ODEION DE PÉRICLES EM ATENAS NO SÉCULO I A.C.: NOVOS E ANTIGOS PERSAS. Heródoto: Revista Do Grupo De Estudos E Pesquisas Sobre a Antiguidade Clássica E Suas Conexões Afro-asiáticas, 1(1), 055–072. https://doi.org/10.31669/herodoto.v1i1.24