DESCOBRINDO O EGITO ANTIGO NA MODERNIDADE: A CONTRIBUIÇÃO DO ANTIQUARISTA GIOVANNI BELZONI (1816-1819)

Autores

  • Natascha de Andrade Eggers Universidade Federal do Paraná - UFPR

DOI:

https://doi.org/10.31669/herodoto.v1i1.22

Palavras-chave:

Giovanni Belzoni, Egito antigo, antiquarismo no Oriente, usos do passado, cultura material, identidade nacional.

Resumo

O principal objetivo do presente artigo é compreender a relação entre o Império Britânico e o Antigo Egito, a fim de demonstrar como os europeus, em especial os britânicos, utilizaram a imagem da civilização egípcia para a construção de uma identidade e memória nacional. Dessa forma, destaca-se o relevante papel que os viajantes antiquaristas tiveram neste processo, pois ao realizarem suas viagens deixavam registradas todas as suas impressões a respeito das culturas dos locais por onde passavam e, também, da cultura material que encontravam. Tais relatos eram constantemente lidos na Europa e utilizados como fonte de conhecimento, pois traduziam para o europeu o “outro” e relatavam suas interpretações a respeito do passado e presente de determinado local. Dessa forma, analiso o diário de viagem do antiquarista Giovanni Belzoni com a intenção de compreender como seu discurso pode ter contribuído para tal afirmação nacional, uma vez que este ajudou a construir uma grande coleção de peças egípcias do Museu Britânico, na Inglaterra.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Natascha de Andrade Eggers, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Mestranda em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) - bolsista Cnpq. Graduada em História (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal do Paraná (2013). Realiza pesquisas relacionadas ao antiquarismo no Egito durante o século XIX, com foco na relação entre o Império Britânico e o Antigo Egito.

Downloads

Publicado

2016-04-13

Como Citar

Eggers, N. de A. (2016). DESCOBRINDO O EGITO ANTIGO NA MODERNIDADE: A CONTRIBUIÇÃO DO ANTIQUARISTA GIOVANNI BELZONI (1816-1819). Heródoto: Revista Do Grupo De Estudos E Pesquisas Sobre a Antiguidade Clássica E Suas Conexões Afro-asiáticas, 1(1), 091–112. https://doi.org/10.31669/herodoto.v1i1.22