Penélope e seu kéos na nova Odisseia de Margaret Atwood
DOI:
https://doi.org/10.34024/herodoto.2022.v7.14816Palavras-chave:
Odisseia, Penélope, Recepção de clássicos, Recepção feministaResumo
Este trabalho analisa a poesia épica antiga utilizada pela (e na) literatura contemporânea para a constituição de um tradição histórico-ficcional da feminilidade. Tal análise pretende desvendar um caso de recepção e a forma como ele funciona, uma vez que a recepção é um procedimento que cobre vastas possibilidades. Aqui, ela se dá dentro da literatura feminista com foco em Penélope - uma personagem que poderia ser vista enquanto uma alegoria da teoria da recepção como sugerido por Vanda Zajko (2011: 195) –, na releitura da Odisseia, The Penelopiad de Margaret Atwood (2005). Atwood usa uma conhecida história para examinar a avaliação que Penélope faz do próprio comportamento em relação à fama. Desejosa de uma boa reputação, a mulher que espera pacientemente por seu marido parece ainda ter medo de sua voz e de seu kléos.
Downloads
Métricas
Referências
ANDÚJAR, Rosa. The Greek Trilogy of Luis Alfaro: Electricidad, Oedipus El Rey, Mojada. London: Bloomsbury Academic, 2020.
ASSUNÇÃO, Teodoro Rennó. Nota crítica à “bela morte” vernantiana. Classica. São Paulo, v. VII/ VIII, 1994-1995. p. 53-62.
ATWOOD, Margaret. The Penelopiad. Edinburgh; New York; Melbourne: Canongate, 2005.
ATWOOD, Margaret. The Penelopiad: The Play. London: Faber and Faber, 2007.
BRAUND, Susanna. ‘We’re here too, the ones without names.’ A study of female voices as imagined by Margaret Atwood, Carol Ann Duffy, and Marguerite Yourcenar. Classical Receptions Journal, V. 4, 2012, p. 190-208.
COLLINS, Shannon Carpenter. Setting the stories straight: A reading of Margaret Atwood’s The Penelopiad. Carson-Newman Studies, 11, 2006, p. 57-66.
DE JONG, Irene. A narratological commentary on the Odyssey. Cambridge, UK; New York: Cambridge University Press, 2001.
DETIENNE, Marcel. Qui veut prendre la parole ? Paris : Éditions du Seuil / Collection Le genre humain, 2003.
FLETCHER, Judith. J. Women’s space and wingless words in the Odyssey. Phoenix, 62, 2008, p. 77-91.
HALL, Edith. The Return of Ulysses. London and New York: I. B. Tauris, 2008.
HARDWICK, Lorna. Reception Studies. Oxford: Oxford University Press, 2003.
HAUSER, Emily. ‘There is another story’: writing after the Odyssey in Margaret Atwood’s The Penelopiad. Classical Receptions Journal, v. 10, 2018, p. 109-126.
KARAKANTZA, Effimia. Odysseia or Penelopeia? Mètis. Anthropologie des mondes grecs anciens, v. 12, 1997, p. 161-179.
LORAUX, Nicole. Notes sur un impossible sujet de l'histoire. Les cahiers du Grif, 37/38, 1988, p. 113-124.
MARTINDALE, Charles; THOMAS, Richard. Classics and the uses of reception. Oxford: Blackwell Publishing, 2006.
MARTINDALE, Charles. Redeeming the text: Latin poetry and the hermeneutics of reception. New York: Cambridge University Press, 1993.
NAGY, Gregory. Comparative Studies in Greek and Indie Meter. Harvard Studies in Comparative Literature, 33, 1974, p. 229-261.
OLSON, Douglas. Blood and iron: stories and storytelling in Homer’s Odyssey. Leiden; New York: E. J. Brill, 1995.
NIETZSCHE, Friedrich. Untimely Meditations. Edited by Daniel Breazeale. Translated by R. J. Hollingdale. Cambridge: Cambridge University Press, 2012.
SEGAL, Charles. Kleos and its Ironies in the Odyssey. L’Antiquité Classique, 52, 1983, p. 22-47.
PERALTA, Danel Padilla. Crises of Democracy at Columbia: Weaponizing the Classics (2019) Available at: https://www.youtube.com/watch?v=vjBs49285wM&t=1401s (Accessed 29 April 2021).
PERALTA, Danel Padilla. Darkness Visible: The hounted house of classics (2020). Available at: https://www.youtube.com/watch?v=sqbJl71H1t0&t=2921s (Accessed 26 April 2021).
PERALTA, Danel Padilla. Why “Why Classics”?, (2021) Available at: https://classics.stanford.edu/dan-el-padilla-peralta-why-why-classics. (Accessed 27 April 2021).
POSER, Rachel. He Wants to Save Classics From Whiteness. Can the Field Survive? The New York Times, February 2 (2021). Available at : https://www.nytimes.com/2021/02/02/magazine/classics-greece-rome-whiteness.html (Accessed 27 April 2021).
RABINOWITZ, Nancy Sorkin; RICHLIN, Amy (eds.). Feminist Theory and the Classics. New York; London: Routledge, 1993.
SUZUKI, Mihoko. Rewriting the "Odyssey" in the Twenty-First Century: Mary Zimmerman's "Odyssey" and Margaret Atwood's "Penelopiad". College Literature, v. 34, 2007, p. 263-278.
VERNANT, Jean-Pierre. La belle mort et le cadavre outragé. In: VERNANT, J.-P. L'individu, la mort, l'amour. Soi-même et l'autre en Grèce Ancienne. Paris : Éditions Gallimard, 1989.
ZAJKO, Vanda. ‘What difference as made?’: Feminist Models of Reception. In: HARDWICK, Lorna; STRAY, Christopher (eds). A Companion to Classical Receptions. Oxford: John Wiley & Sons, 2011, p. 169-217.

Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Heródoto: Revista do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Antiguidade Clássica e suas Conexões Afro-asiáticas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).