Tradição de Penélope
releituras do mito na poesia portuguesa contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.34024/herodoto.2022.v7.14811Palavras-chave:
Odisséia, Ovídio, Recepção, Torga, AlegreResumo
Qualquer reflexão sobre reescritas contemporâneas do mito de Penélope deverá estabelecer previamente os tópicos convencionais na tradição greco-latina, de que todas elas são devedoras. Fragilidade e sofrimento, violência e assédio, perspicácia e talento, reconhecimento e reencontro são motivos estruturantes dessa narrativa. Embora sabendo a difusão que, desde tempos remotos, se oculta por trás de referências fragmentárias, damos por certo que as raízes determinantes para todo esse lastro que perdurou, ininterrupto, ao longo dos séculos, são a Odisseia e Ovídio, Heroides. A literatura portuguesa também não se isentou do fascínio pelo episódio de Ítaca e pelo simbolismo que continha. A termos em conta apenas a poesia contemporânea, são múltiplos os autores que, de modo explícito, regressaram ao assunto. Desse património iremos considerar dois poetas, Miguel Torga e Manuel Alegre, de certo modo articulados no tratamento, temático e estético, que dedicam a Ulisses e Penélope.
Downloads
Métricas
Referências
AGUILAR, Ana Sofia Albuquerque. A influência clássica na obra poética de Miguel Torga: o caso particular do Diário. Tese de mestrado, Estudos Clássicos, Universidade de Lisboa, 2010.
ALEGRE, Manuel. O Canto e As Armas. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 2017.
ALEGRE, Manuel. Livro do Português Errante. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 2001.
ÁLVAREZ, Eloísa. Torga (Miguel). In: Biblos. Enciclopédia Verbo das Literaturas de Língua Portuguesa. Lisboa: Verbo, 2005, p. 462-467.
BRANDÃO, Fiama Hasse Pais. Obra breve. Lisboa: Teorema, 1991.
CARLIER, Pierre. À propos de Pénélope. Ktema. Paris: PUF, vol. 27, 2002, p. 283-91.
EMLYN-JONES, Chris. The Reunion of Penelope and Odysseus. Greece & Rome. Oxford: Clarendon Press, vol. 31, fasc. 1, 1984, p. 1-18.
FERREIRA, Cláudia Capela. Torga clássico: dos mitos ao Kleos poético. ‘Nada perdura, e quero que me leias, Eternidade!’ In: MORÃO, Paula, PIMENTEL, Maria Cristina (Orgs.). Matrizes Clássicas da Literatura Portuguesa: uma (re)visão da Literatura Portuguesa das origens à contemporaneidade. Lisboa: Documentos, 2014, p. 397-407.
FERREIRA, José Ribeiro. O tema de Ulisses em cinco poetas portugueses contemporâneos. Máthesis. Viseu: Universidade Católica, vol. 6, 1996, p. 437-62.
GILCHRIST, Katie. Penelope: a study in the manipulation of myth. PhD thesis, Classical Studies, University of Oxford, 1997.
GRAVES, Robert. The Greek myths. 1-2. Middlesex: Penguin, reimpr. 1977.
GUIMARÃES, Fernando. A analogia das folhas. Porto: Limiar, 1990.
GUIMARÃES, Fernando. Poesias completas. I. 1952-1988. Porto: Ed. Afrontamento, 1994.
JACOBSON, Howard. Ovid's Heroides. Princeton: University Press, 1974.
JÚDICE, Nuno. Poesia reunida 1967-2000. Lisboa: Dom Quixote, 2000.
JÚDICE, Nuno. A matéria do poema. Lisboa: Dom Quixote, 2008.
KAMPERI, Mikaela-Aliki. The Homeric element in Cavafi’s poetry: three examples. Master Thesis, Modern Greek, Lunds Universitet, 2013.
LOURENÇO, Frederico. Homero. Odisseia. Lisboa: Quetzal, 2018.
MACEDO, Hélder. Poemas novos e velhos. Lisboa: Presença, 2011.
MACTOUX, Marie-Madeleine. Pénélope. Légende et mythe. Paris: Les Belles Lettres, 1975.
MOURÃO FERREIRA, David. Obra completa 1-2. Lisboa: Livraria Bertrand, 1980.
MUELLER, Melissa. Penelope and the Poetics of Remembering. Arethusa. New York: John Hopkins University Press. vol. 40, fasc. 3, 2007, p. 337-62.
OLIVEIRA, Francisco (ed.). Penélope e Ulisses. Coimbra: APEC, IEC, CECH, 2003.
PHILIPPOU, Eleni. Perennial Penelope and lingering Lotus-Eaters: revaluing mythological figures in the poetry of the Greek financial crisis. Dibur Literary Journal. Stanford: Arcade, 2018, vol. 5, p. 71-86.
QUEIRÓS, Eça. Contos. Lisboa: Livros do Brasil, s/d.
RAMOS, Manuel. Miguel Torga: manipulação do mito. Porto: edição de Autor, 2013.
ROCHA, Clara. Alegre (Manuel). In: Biblos. Enciclopédia Verbo das Literaturas de Língua Portuguesa. Lisboa, Verbo, 1995, p. 122.
ROCHA PEREIRA, Maria Helena. A teia de Penélope. In: OLIVEIRA, Francisco (org.). Penélope e Ulisses. Coimbra: APEC, IEC, CECH, 2003, p. 11-24.
ROCHA PEREIRA, Maria Helena. Mitos Gregos em Miguel Torga. In: Recepção das Fontes Clássicas em Portugal. Coimbra: Fundação Calouste Gulbenkian, IUC, 2019ª, p. 345-52 (Aqui, neste lugar e nesta hora: actas do primeiro congresso internacional sobre Miguel Torga. Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa, 1994, p. 403-12).
ROCHA PEREIRA, Maria Helena. Os mitos clássicos em Miguel Torga. In: Recepção das Fontes Clássicas em Portugal. Coimbra: Fundação Calouste Gulbenkian, IUC, 2019b, p. 353-64 (Revista Colóquio/Letras, vol. 43, 1978, p. 20-32).
ROCHA PEREIRA, Maria Helena. Ao encontro da obra de Manuel Alegre. In: Recepção das Fontes Clássicas em Portugal. Coimbra: Fundação Calouste Gulbenkian, IUC, 2019b, p. 425-37 (1996, conferência feita em Lisboa, no Grémio Literário, e publicada em Portugal e a herança clássica e outros textos. Porto: Asa, 2003, p. 224-36).
ROISMAN, Hanna M. (1987), “Penelope's Indignation”, Transactions of the American Philological Association. New York: Johns Hopkins University Press, 1987, vol. 117, p. 59-68.
RUTHERFORD, Richard. Homer. Odyssey. Books XIX and XX. Cambridge: University Press, 1992.
SEABRA, José Augusto. Gramática grega. Porto: Nova Renascença, 1985.
SANTOS, Elsa Rita. Exílio e liberdade na poesia de Manuel Alegre. Revista de História das Ideias. Coimbra: FLUC, vol. 38, 2020, p. 79-94.
SILVA, João Céu e. Uma longa viagem com Manuel Alegre. Lisboa: Porto Editora, 2010.
SILVA, Maria de Fátima. Perfection - the immortals’ default. Eça de Queiroz and Calypso’s Island. In: SILVA, Maria de Fátima, BOUVIER, David, AUGUSTO, Maria das Graças de Moraes (eds.), A special model of Classical Reception. Summaries and Short Narratives. Cambridge: Scholars Publishing, 2019, p. 73-90.
SOUSA, Carlos Mendes. Sophia de Mello Breyner Andresen. Obra poética. Lisboa: Assírio & Alvim, 2015.
TORGA, Miguel. Diário I-XVI. Coimbra: Almedina, 1941-1993.
TORGA, Miguel. Diário VI. Coimbra: ed. do autor, 31978; Diário VIII. Coimbra: ed. do autor, 31976; Diário XI. Coimbra: ed. do autor, 1973.
TORGA, Miguel. Poesia Completa.II. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 2007.
TURKELTAUB, Daniel. Penelope’s ‘stout hand’ and Odyssean humour. The Journal of Hellenic Studies. Cambridge: University Press, vol. 134, 2014, p. 103-19.
VENTURA, José Manuel. Penélope e a teia de Miguel Torga. Boletim de Estudos Clássicos. Coimbra: IEC, vol. 32, 1999, p.

Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Heródoto: Revista do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Antiguidade Clássica e suas Conexões Afro-asiáticas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).