“Busca a sabedoria e (...) ela te cercará com seus braços ”
a mulher cristã tardo-antiga a partir de textos escolhidos de Jerônimo de Estridão. Os tópicos da virgindade e o ascetismo desdobrados em um ambiente viril
DOI:
https://doi.org/10.34024/herodoto.2021.v6.13923Palavras-chave:
Jerônimo de Estridão, Mulheres cristãs, Virgindade, AscetismoResumo
O objetivo deste trabalho é estudar o bispo cristão Jerônimo, de grande fama intelectual, e sua estreita relação religiosa e cultural com um grupo de mulheres romano-cristãs conhecido como “círculo aventino”.
É importante notar que o cristianismo reconfigurou o modelo feminino. As mulheres cristãs eram valorizadas por sua livre escolha de manter a abstinência sexual mais ou menos perpétua ou o modelo de virgindade como o mais alto grau de liberdade de escolha das jovens sobre o uso sexual de seus corpos. Essa atitude das mulheres cristãs as colocou à margem dos padrões socioculturais ligados à obrigação de toda mulher romana de colocar sua condição de mãe antes de sua condição de mulher com livre escolha sobre seu corpo.
Entre o final do século IV e o início do século V, no meio das mulheres aristocráticas do Aventino, Jerônimo foi o executor de uma tarefa que seria de fundamental importância no desenvolvimento da ascese monástica em Roma. O bispo de Belém chamou essas mulheres aristocráticas de seu meio de monachaechristianae (freiras cristãs). Mulheres que mesmo em Roma decidiram viver com otimismo sua rigorosa ascese e sua virgindade como padrão de conduta cristã diante dos demais membros da comunidade cristã e da sociedade em geral. As virgens, em particular, foram treinadas para dar-se um espaço de leitura sagrada que as aproximava de um novo e transgressor modelo de conhecimento diante das normas educacionais romano-pagãs.
Downloads
Métricas
Referências
Fontes de referência
CLEMENTE DE ALEJANDRÍA. Stromata I, II y III. Madrid: Ciudad Nueva, 1998.
JERONIMO DE ESTRIDÓN.Epistolario I. Madrid: Biblioteca de Autores Cristianos, 1992.
JERÓNIMO DE ESTRIDÓN. Comentario al Eclesiastés. Biblioteca de Patrística. Madrid: Ciudad Nueva, 2004.
PABLO DE TARSO. Epístolas de San pablo. Barcelona: Ed. Balmes, 1950.
Bibliografia
GOMEZ ASO, G.El modelo epistolar de Jerónimo de Estridón. La importancia político-religiosa de dicho género entre la aristocracia romano-cristiana y laintelectualidadcristianaentiemposdel contacto cultural de cristianos y bárbaros. REVISTA EUROPA N.º 7. Mendoza: Universidad Nacional de Cuyo, pp. 121-132. 2013.
GOMEZ ASO, G. La epístola 123 como ejemplo de la retórica discursiva de Jerónimo de Estridónenel entorno de mujeres aristocráticas de Roma. Barbarie y castidad como tópicos del tardo-antiguo. Revista Stylos 22. Buenos Aires: Universidad Católica Argentina, pp. 82-95, 2013.
HIDALGO DE LA VEGA, M.J.Mujeres, carisma y castidad en el cristianismo primitivo. Gerión, 11: Madrid: Editorial Complutense de Madrid, pp. 229-244, 1993.
LEITÓN REDONDO, A.La mujer en la propuesta doctrinal de Pablo de Tarso. Rev. Filosofía Univ. Costa Rica, LIX. (153), pp. 137-150, 2020.
MARTINEZ MAZA, C. Cristianas sabias, arquetipofemeninoenel mundo Tardo Antiguo. Revista de Historiografía 22. Madrid: Universidad Carlos III, 2014.
MEDINA QUINTANA, Silvia.Mujeres y economíaenlaHispania romana. Oficios, riqueza y promoción social (Colección Deméter 4), Oviedo: Editorial Trabe, 2014, pp. 256, 2014.
SEGUÍ-MARCO, Juan José. La docenciafemeninaenlaHispania romana: una infundada conjetura, Historia de laEducación. 34(0), Salamanca: EdicionesUniversidad de Salamanca. pp. 191-205, 2015.
SERRATO GARRIDO, M. MonachaeChristianae: consideraciones de San Jerónimo sobre el Monacato urbano. HABIS 22. Sevilla: Universidad de Sevilla, pp. 371-380, 1991.
WILLIAM Megan Hale. The monkandthe book. Jerome andthe Making of Christian Scholarship. Chicago: Universityof Chicago Press. pp 312, (ano?).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Heródoto: Revista do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Antiguidade Clássica e suas Conexões Afro-asiáticas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).