FARIAS JR., JOSÉ PETRÚCIO. HISTÓRIA ANTIGA: TRAJETÓRIAS, ABORDAGENS E METODOLOGIAS DE ENSINO. UBERLÂNDIA: NAVEGANDO PUBLICAÇÕES, 2020. 178p. ISBN: 9786581417123
DOI:
https://doi.org/10.34024/herodoto.2021.v6.13804Palavras-chave:
História Antiga, Ensino de História Antiga, Trajetórias e abordagens no Ensino de História AntigaResumo
Resenha/Review
Métricas
Downloads
Referências
BARNABÉ, L. E.. A História Antiga em compêndios franceses e brasileiros no Imperial Colégio de Pedro II ou o caso Justiniano José da Rocha: História, disciplina escolar e impressos (1820-1865). Tese de Doutorado. Assis: UNESP, 2019a.
BARNABÉ, L. E. A história universal entre a escrita da história e a travessia atlântica: Produção e circulação de compêndios escolares franceses e brasileiros (1820-1855). Esboços: histórias em contextos globais, v.26, n.43, 2019b, p.506–528.
FUNARI, P. P. (2012). A renovação do ensino de História Antiga. In: L. Karnal (Org.), História na sala de aula. São Paulo: Contexto.
GUARINELLO, N. L. Uma Morfologia da História: As Formas da História Antiga. Politeia: História e Sociedade, v.3, 2003.
MOERBECK, G. História Antiga no ensino fundamental: Um estudo sobre a os mitos gregos antigos e a consciência histórica. Revista História Hoje, v.7, n.13, 2018, p.225–247.
MOERBECK, G. Em defesa do ensino da História Antiga nas escolas contemporâneas: Base Nacional Curricular Comum, usos do passado e pedagogia decolonial. Brathair - Revista de estudos celtas e germânicos, 21, 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Heródoto: Revista do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Antiguidade Clássica e suas Conexões Afro-asiáticas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).










