FARIAS JR., JOSÉ PETRÚCIO. HISTÓRIA ANTIGA: TRAJETÓRIAS, ABORDAGENS E METODOLOGIAS DE ENSINO. UBERLÂNDIA: NAVEGANDO PUBLICAÇÕES, 2020. 178p. ISBN: 9786581417123

Autores

  • José Knust Instituto Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.34024/herodoto.2021.v6.13804

Palavras-chave:

História Antiga, Ensino de História Antiga, Trajetórias e abordagens no Ensino de História Antiga

Resumo

Resenha/Review

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Knust, Instituto Federal Fluminense

José Ernesto Moura Knust

Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense e professor de História do Instituto Federal Fluminense. Possui Mestrado e Graduação (Bacharelado e Licenciatura) em História também pela UFF. Tem especial interesse na pesquisa sobre História Social, Econômica e Política da Itália antiga no período republicano romano, e sobre o ensino de história de passados distantes na educação básica brasileira. Interessa-se, também, em questões teórico-metodológicas ligadas às Áreas de Teoria da História, Ensino de História, História Econômica, História Ambiental, História Global e Marxismo.

http://lattes.cnpq.br/4575070531928484

Referências

BARNABÉ, L. E.. A História Antiga em compêndios franceses e brasileiros no Imperial Colégio de Pedro II ou o caso Justiniano José da Rocha: História, disciplina escolar e impressos (1820-1865). Tese de Doutorado. Assis: UNESP, 2019a.

BARNABÉ, L. E. A história universal entre a escrita da história e a travessia atlântica: Produção e circulação de compêndios escolares franceses e brasileiros (1820-1855). Esboços: histórias em contextos globais, v.26, n.43, 2019b, p.506–528.

FUNARI, P. P. (2012). A renovação do ensino de História Antiga. In: L. Karnal (Org.), História na sala de aula. São Paulo: Contexto.

GUARINELLO, N. L. Uma Morfologia da História: As Formas da História Antiga. Politeia: História e Sociedade, v.3, 2003.

MOERBECK, G. História Antiga no ensino fundamental: Um estudo sobre a os mitos gregos antigos e a consciência histórica. Revista História Hoje, v.7, n.13, 2018, p.225–247.

MOERBECK, G. Em defesa do ensino da História Antiga nas escolas contemporâneas: Base Nacional Curricular Comum, usos do passado e pedagogia decolonial. Brathair - Revista de estudos celtas e germânicos, 21, 2021.

Capa do livro História Antiga: trajetórias, abordagens e metodologias de ensino

Publicado

2022-04-22

Como Citar

Knust, J. (2022). FARIAS JR., JOSÉ PETRÚCIO. HISTÓRIA ANTIGA: TRAJETÓRIAS, ABORDAGENS E METODOLOGIAS DE ENSINO. UBERLÂNDIA: NAVEGANDO PUBLICAÇÕES, 2020. 178p. ISBN: 9786581417123. Heródoto: Revista Do Grupo De Estudos E Pesquisas Sobre a Antiguidade Clássica E Suas Conexões Afro-asiáticas, 6(1), 351–355. https://doi.org/10.34024/herodoto.2021.v6.13804

Edição

Seção

Resenhas / Reviews