Isso é Esparta...? Um projeto de ensino experimental sobre Esparta em guerra

Autores

  • Elena Franchi

DOI:

https://doi.org/10.34024/herodoto.2021.v6.13797

Palavras-chave:

Ensino de história espartana, Estratégias didáticas, Retorno estudantil

Resumo

Este artigo descreve uma proposta de ensino desenvolvida para alunos de bacharelado matriculados em um curso sobre a antiga Esparta totalizando 30 horas. Uma introdução ao ensino da antiga Esparta e as dificuldades que ela apresenta em termos de didática (seção 2 ) é seguido por uma seção que ilustra o método de ensino escolhido, ou seja, co-ensino com especialistas no assunto, na forma de uma série de três webinars com duração de duas horas cada, fazendo parte do curso maior (seção 3). Segue-se uma secção (4) que descreve as estratégias de ensino específicas adotadas durante os workshops de apoio, nomeadamente atividades entre pares, CLIL (Conteúdo e Aprendizagem Integrada de Línguas) e sala de aula invertida, depois uma secção adicional (5) focada nas estratégias de consolidação. O artigo conclui com foco no feedback dos alunos e uma avaliação provisória (6).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Elena Franchi

Elena Franchi

Area CUN: Scienze dell'antichita', filologico-letterarie e storico-artistiche (10)
Settore scientifico disciplinare: STORIA GRECA (L-ANT/02)


Competenze:

Antichità classica

Antropologia

Argo (Grecia)

Conflitti di confine

Erodoto

Focide

Locride Memoria collettiva

Oratoria attica

Sparta

Storia greca

Studi sulla memoria

Studi sull'identità

Tessaglia

Tucidide

https://webapps.unitn.it/du/it/Persona/PER0043286/Curriculum

Referências

BEHRINGER, Nicole. Flipped classroom: Der Unterricht wird auf den Kopf gestellt. 2014: http://wissensdialoge.de/flipped_classroom.

BRAME, Cynthia J. Flipping the Classroom. Center for Teaching – Vanderbilt University 2012: available from http://cft.vanderbilt.edu/guides-sub-pages/flipping-the-classroom/

CARTLEDGE, Paul. Sparta and Lakonia. A Regional History 1300–362 BC. London: Routledge & Kegan Paul, 1979.

FISCHER, Maik. SPANNAGEL, Christian. Lernen mit Vorlesungsvideos in der umgedrehten Mathematikvorlesungen. In: Desel, Joerg. Haake, Joerg M. Spannagel, Christian (eds.). DeLFI 2012- Die 10. E-learning Fachtagung Informatik der Gesellschaft für Informatik. Bonn: Köllen, 2012, 225-36.

FLOWER, Michael A. The Invention of Tradition in Classical and Hellenistic Sparta. In: POWELL, Anton. HODKINSON, Stephen. (eds.) Sparta: Beyond the Mirage, London & New York – Swansea: Classical Press of Wales, 2002, 191-217.

GALLOU, Chrysanthi. Death in Mycenaean Laconia. A Silent Place. Oxford: Oxbow Books. 2020, 127-129 (“Funerary offerings and their relation to age, gender and status: from warlords to little perishers”)

GEORGANAS, Iannis. 'Warrior graves' vs. warrior graves in the Bronze Age Aegean. In: HORN, Christian. KRISTIANSEN, Kristian (eds.). Warfare in Bronze Age Society. Cambridge: Cambridge University Press, 2018, 209-218.

GARRISON, D.Randy. KANUKA, Heather. Blended Learning: Uncovering Its Transformative Potential in Higher Education. InternetHighEduc (https://www.sciencedirect.com/journal/the-internet-and-higher-education) 7, 2, 2004, 95-105.

HODKINSON, Stephen. The Development of Spartan Society and Institutions in the Archaic Period. In: MITCHELL, L.G. RHODES, P. (eds.) The Development of the polis in Archaic Greece. London: Routlege, 1997, 241-74.

HODKINSON, Stephen. Sparta and War: Myths and Realities, In The Historian. The Magazine of the Historical Association, London: Historical Association, 144, 2020, 16-21

HODKINSON, Stephen. MORRIS, Ian. M. (eds.) Sparta in Modern Thought: Politics, History and Culture. Swansea: Classical Press of Wales, 2012.

JOHNSON, Larry. ADAMS BECKER, Samantha. ESTRADA , Victoria. FREEMAN, Alex. NMC Horizon Report: 2014 Higher Education Edition: https://www.nmc.org/pdf/2014-nmc-horizon-report-he-EN.pdf.

KLIPPEL, Friederike. New Prospects or Imminent Danger? The Impact of English Medium Instruction on Education in Germany. Prospect, Berlin: Springer, 18, 1, 2003, 68-81.

LEHMANN, Katja. OESTE, Sarah. JANSON, Andreas. SÖLLNER, Matthias. Flipping the Classroom – IT-unterstützte Lerneraktivierung zur Verbesserung des Lernerfolges einer universitären Massenlehrveranstaltung. HMD Praxis der Wirtschaftsinformatik, Berlin: Springer, 1, 52, 2015, 1-15.

MEHISTO, Peeter. Excellence in Bilingual Education: A Guide for School Principals. Cambridge: International Examinations, 2012.

MEYER, Oliver. Introducing the CLIL-Pyramid: Key Strategies and Principles for Quality CLIL Planning and Teaching. In: EISENMANN, Maria. SUMMER, Theresa. (eds), Basic Issues in EFL-Teaching and Learning. Heidelberg: Universitätsverlag Winter, 2010, 295-310.

MUNLEY, Vincent .G. EOGHAN, Garvey. MCCONNELL, Michael J. The Effectiveness of Peer Tutoring on Student Achievement at the University Level. The American Economic Review, Pittsburgh: American Economic Association, 100, 2, May 2010, Papers and Proceedings of the One Hundred Twenty Second Annual Meeting of the American Economic Association, 277-282

OLLIER, François. Le Mirage Spartiate. Étude sur l'idéalisation de Sparte dans l'antiquité grecque de l'origine jusqu'aux Cyniques. Paris: E. de Boccard, 1933-1943.

PARADISO, Annalisa. L'exercise du pouvoir royal: Agésilas, Cynisca et les exploits olympiques, In Ktèma : civilisations de l'Orient, de la Grèce et de Rome antiques, Strasbourg : PUS, 15, 2015, 199-207

POWELL, Anton. HODKINSON, Stephen. (eds.) Sparta: Beyond the Mirage. London & New York – Swansea: Classical Press of Wales, 2002.

RICCI GAROTTI, Federica. Un framework in tre livelli per CLIL. In: RICCI GAROTTI, F. MUSCARÀ, G. (eds), CLIL: un nuovo laboratorio per la scuola italiana. Trento: Tangram, 2012. 15-69 (=2012a).

RICCI GAROTTI, Federica. Il code switching o le frasi miste. In: RICCI GAROTTI, F. (ed.). L’acquisizione del tedesco per i bambini. Trento: Università degli Studi di Trento, 2012, 167-211 (=2012b).

RICCI GAROTTI, Federica. Aspetti e problemi della ricerca CLIL. La ricerca. Torino: Loescher, n.s. 2, 6, 2014, 24-30.

ROTH, Wolff-Michael. TOBIN, Kenneth. Co-teaching: From Praxis to Theory. Counterpoints. Pieterlen-Bern: Peter Lang, Teaching Together, Learning Together 294, 2005, 5-26.

STRAYER, Jeremy .F. How Learning in an Inverted Classroom Influences Cooperation, Innovation and Task Orientation. Learning Environments Research. Berlin: Springer, 15, 2, 2012, 171-93.

TIGERSTEDT, Eugène N. The Legend of Sparta in Classical Antiquity. 3 voll. Lund: Almqvist & Wiksell, 1965-1978.

ZANIN, Renata. Jenseits der Interferenz. Aspekte der Fehleranalyse. In: WIATER, Walter. VIDESOTT, Gerda (eds.). Schule in mehrsprachigen Regionen Europas. School Systems in Multilingual Regions of Europe. Frankfurt: Peter Lang, 2006, 71-85.

ZANIN, Renata. Sprechhandlungen und Sprachkultur. CLIL-Unterricht in Situationen von Mehrsprachigkeit. In: EGGER, Gerlinde. LECHNER, Christine. Primary CLIL Around Europe. Learning in Two Languages in Primary Education, Marburg: Tectum Verlag, 2012, 161-81.

https://web.archive.org/web/20070323114134/http://www.usatoday.com/tech/science/columnist/vergano/2007-03-05-300-history_N.htm

Publicado

2022-04-22

Como Citar

Franchi, E. (2022). Isso é Esparta.? Um projeto de ensino experimental sobre Esparta em guerra. Heródoto: Revista Do Grupo De Estudos E Pesquisas Sobre a Antiguidade Clássica E Suas Conexões Afro-asiáticas, 6(1), 228–248. https://doi.org/10.34024/herodoto.2021.v6.13797

Edição

Seção

Dossiê / Dossier