Aprender mitologia nos museus, palácios e jardins
DOI:
https://doi.org/10.34024/herodoto.2021.v6.13760Palavras-chave:
Mitologia, Palácios, Museus, JarginsResumo
Pretende-se com o projecto “Aprender Mitologia nos Museus, Palácios e Jardins” fazer o reconhecimento de alguns Mitos que nos acompanham ao longo dos séculos, representadosem edifícios ou espaços públicos.
Downloads
Métricas
Referências
GODINHO, Isabel Silveira et alii, Roteiro do Palácio da Ajuda, IMC e Scala Publishers Lisboa. 2011.
APULEIO, O Burro de Ouro, (tradução Francisco António de Campos), Editorial Estampa (2ª edição). Lisboa. 1978.
BARATA, Filomena Barata, O Tesouro romano de Lameira Larga. Penamacor. Revista “Ebvrobriga”, IX, Fundão, 2018.
IDEM, “Espécies animais de Miróbriga e suas referências bibliográficas e mitológicas”. ABELTERIVM IV. Alter do Chão. 2018.Aqui
IDEM, Espécies Vegetais de Miróbriga e suas referências bibliográficas e mitológicas. ABELTERIVM IV. Alter do Chão. 2018.Aqui
BARATA, 2021, “A Violência entre as Divindades: as Mulheres como Espelho”. Mythos - Revista de História Antiga e Medieval. Ano V, Número II.
BARATA, Filomena Barata (s.d.)–O Voo dos Pássaros e o Valor das Aves.Aqui
BESSONE, S. (ccoord.) AREU, Teresa; BARATA, Filomena; PALMA, Rosinda
“O Longo Caminho de Baco”. Google Arts&Culture. Aqui
BLÁZQUEZ MARTÍNEZ, José María,“ElSincretismo en la Hispania Romana entre lasReligiones Indigenas, Griega, Romana, Fenicia yMistericas”.In:La Religion Romana en Hispania.Subdirección General de Arqueologia delMinisterio de Cultura, , pp. 179-221. Madrid. 1982.
BLÁZQUEZ, José María,El mito griego deLeda y el Cisne en los mosaicos hispanos del BajoImperio y en la pintura europea. BibliotecaVirtual Miguel de Cervantes, Alicante. 2007.
CAETANO, Maria Teresa Valente da Silva,Animalia qvæ lacte alvntvr: simbologia e estética nosmosaicos romanos da península ibérica. (Tese deDoutoramento em História da Arte daAntiguidade,Universidade Nova de Lisboa,Faculdade de Ciências Sociais e Humanas). Editora Caleidoscópio, Volume II(Iconographia). Lisboa, 2018.
CAMÕES, Os Lusíadas, Edição Expresso.
CLAUDIANO (1991)–O Rapto de Proserpina.Editorial Inquérito. Lisboa. 1991.
ENCARNAÇÃO, José d’ . Inscrições romanas do Conventus Pacensis: subsídios para o estudo da romanização. Inst. Arq. da Fac. de Letras, Coimbra : 1984.
ÉSQUILO. Prometeu Agrilhoado, Editorial Inquérito, Lisboa. Edição n. 16.
EURÍPEDES. As Bacantes, Edições 70, Col. Clássicos Gregos e Latinos, N.º 9, Lisboa, 1998 (tradução portuguesa, introdução e notas por Maria Helena da Rocha Pereira.
FERNANDES, Amélia e MATOS, José Luís de, Inventário do Museu Nacional deArqueologia: coleccão de escultura romana. InstitutoPortuguês de Museus. 1995.
GANDRA, Manuel J., António Augusto Carvalho Monteiro Imaginário e Legado. Instituto Mukharajj Brasilan & Centro Ernesto Soares de Iconografia e Simbólica-Cesdies. 2014.Aqui
GRIMAL, Pierre, Diccionário de Mitologia Grega e Romana. Edições 70. Lisboa. 2020.
GHEVALIER, Jean e CHEETBRANT, Alain, Diccionário dos Símbolos. Teorema. Lisboa. 1982.
GUERRA, Amílcar, Plínio-o-Velho e a Lusitânia. Edições Colibri, Lisboa. 1995.
HESÍODO, Teogonia, Int. e Trad. Ana Elias Pinheiro e José Ribeiro Ferreira. Imprensa Nacional Casa da Moeda. Lisboa 2014.
MONTERO HERRERO, Santiago,Augusto y las aves.
Las aves en la Roma del principado: prodigio, exhibición y consumo.
Publicacions iEdicions Universitat de Barcelona. 2007. Aqui
IDEM, Diosas y Adivinas. Editorial Trotta, SA. 1994 .
OVÍDIO, Metamorfoses. Tradução de Paulo Farmhouse Alberto. Livros Cotovia.Lisboa. 2007.
PETRÓNIO, Satíricon.Edições EuropaAmérica. Livros de Bolso. Lisboa. 2000
SANTO AGOSTINHO, A Cidade de Deus. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa. 2ª Edição.Aqui
VERGÍLIO, Geórgicas, (Int. Tr. e notas: Gabriel A. F. Silva), Livros Cotovia. Lisboa. 2019.
VIRGÍLIO, As Geórgicas de Virgílio, IV (ed. Ruy Mayer, Livraria Sá da Costa, Lisboa. 1948.
VIRGÍLIO, Bucólicas. Obras de Virgílio.Temas e Debates.Lisboa. 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Heródoto: Revista do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Antiguidade Clássica e suas Conexões Afro-asiáticas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).