O sistema administrativo micênico a partir dos documentos em Linear B

  • Juliana Caldeira Monzani Universidade Cidade de São Paulo
Palavras-chave: Linear B, Administração micênica, vasos com alça em estribo

Resumo

O presente artigo visa apresentar o sistema administrativo micênico inferido a partir dos documentos em Linear B, em especial os tabletes. A essa discussão acrescenta-se o estudo específico de um tipo de documento: os vasos com alça em estribo. Tais recipientes foram concebidos para armazenamento e transporte de líquidos e variam muito em tamanho e acabamento, indo desde exemplares pequenos e refinados até vasos maiores e rústicos produzidos especificamente para o transporte. Nesta última categoria encontra-se um grupo de vasos que receberam inscrições, tendo sido produzidos, na sua maioria, no oeste de Creta, mas encontrados em grande número no continente, e por isso são peças importantes para elucidar as relações estabelecidas entre os centros administrativos micênicos na Península Balcânica e áreas produtivas em Creta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Caldeira Monzani, Universidade Cidade de São Paulo

Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (2014-2019). Possui Bacharelado e Licenciatura Plena em História, FFLCH-USP (1996/1997), e Mestrado em Arqueologia, MAE-USP (2001). Tem experiência na área de Arqueologia, com ênfase no Mediterrâneo Antigo, atuando principalmente nos seguintes temas: Arqueologia, Idades do Bronze e Ferro, Grécia, Linear B, Arquitetura e Metodologia. Membro do Laboratório de Estudos sobre Império Romano e Mediterrâneo Antigo da Universidade de São Paulo (LEIR-MA-USP). Membro do Conselho Editorial da Revista Mare Nostrum. Paticipa das escavações no sítio arqueológico da Idade de Bronze em Mália (Creta) pela Escola Francesa de Atenas. Professora de História Antiga, Medieval, África, História da Educação e da Pedagogia e Formação Econômica do Brasil na Universidade Cidade de São Paulo (Unicid) e responsável pelo Laboratório de História nesta mesma instituição. Professora de Arqueologia no curso de Pós-Graduação - Arqueologia, História e Sociedade (UNISA).

Publicado
2021-02-18
Como Citar
Monzani, J. C. (2021). O sistema administrativo micênico a partir dos documentos em Linear B . Heródoto: Revista Do Grupo De Estudos E Pesquisas Sobre a Antiguidade Clássica E Suas Conexões Afro-asiáticas, 5(1), 43-59. https://doi.org/10.34024/herodoto.2020.v5.11780