Lucernas norte-africanas tardias de terra sigillata: curadoria de coleções museológicas e pesquisas arqueológicas

  • Maria Isabel D'Agostino Fleming Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Lucernas norte-africanas (ARS), Coleções museológicas, Pesquisas arqueológicas, Produção, Circulação, Roma.

Resumo

As lucernas norte-africanas tardias de Terra Sigillata (African Red Slip Ware-ARS) formam uma categoria de objetos que, ao lado das vasilhas de mesa, adquiriram uma importância particular, não só pelo volume de sua produção, mas pelas suas implicações econômicas e comerciais, iconográficas e histórico-religiosas. Este artigo tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de pesquisas fundamentais para o conhecimento sobre a produção e circulação da ARS e em particular as lucernas, tomando como exemplos diálogos profícuos entre os estudos curatoriais de coleções museológicas e pesquisas arqueológicas que apontam os limites dos modelos clássicos de estudo da cerâmica africana e realizam revisões acuradas de datações, origens e conteúdos das vasilhas, especialmente com métodos arqueométricos.

Biografia do Autor

Maria Isabel D'Agostino Fleming, Universidade de São Paulo
Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1973), mestrado (1978) e doutorado (1987) em Ciência Social (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo. Membro estrangeiro da École Française de Rome 1983-1985. Atualmente é Professor Assistente Doutor Sênior do Museu de Arqueologia e Etnologia. Tem experiência na área de Arqueologia, com ênfase em Arqueologia mediterrânica, atuando principalmente nos seguintes temas: arqueologia romana e proto-história da Península Itálica, arqueologia romana provincial da Península Ibérica, tecnologia cerâmica, metalurgia do bronze, metalurgia e lamparinas greco-romanas. Coordenadora do Grupo de Pesquisa (CNPq) "Formas de contato e processos de transformação no Mediterrâneo Antigo: Roma e suas províncias". Coordenadora do Laboratório de Arqueologia Romana Provincial-LARP do MAE-USP (apoio FAPESP). Editora responsável da Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia de 1991 a 2013. (Fonte: Currículo Lattes)
Publicado
2018-03-24
Como Citar
Fleming, M. I. D. (2018). Lucernas norte-africanas tardias de terra sigillata: curadoria de coleções museológicas e pesquisas arqueológicas. Heródoto: Revista Do Grupo De Estudos E Pesquisas Sobre a Antiguidade Clássica E Suas Conexões Afro-asiáticas, 3(1), 431-445. https://doi.org/10.31669/herodoto.v3i1.360