Lucernas norte-africanas tardias de terra sigillata: curadoria de coleções museológicas e pesquisas arqueológicas

  • Maria Isabel D'Agostino Fleming Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Lucernas norte-africanas (ARS), Coleções museológicas, Pesquisas arqueológicas, Produção, Circulação, Roma.

Resumo

As lucernas norte-africanas tardias de Terra Sigillata (African Red Slip Ware-ARS) formam uma categoria de objetos que, ao lado das vasilhas de mesa, adquiriram uma importância particular, não só pelo volume de sua produção, mas pelas suas implicações econômicas e comerciais, iconográficas e histórico-religiosas. Este artigo tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de pesquisas fundamentais para o conhecimento sobre a produção e circulação da ARS e em particular as lucernas, tomando como exemplos diálogos profícuos entre os estudos curatoriais de coleções museológicas e pesquisas arqueológicas que apontam os limites dos modelos clássicos de estudo da cerâmica africana e realizam revisões acuradas de datações, origens e conteúdos das vasilhas, especialmente com métodos arqueométricos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando métricas...

Biografia do Autor

Maria Isabel D'Agostino Fleming, Universidade de São Paulo
Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1973), mestrado (1978) e doutorado (1987) em Ciência Social (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo. Membro estrangeiro da École Française de Rome 1983-1985. Atualmente é Professor Assistente Doutor Sênior do Museu de Arqueologia e Etnologia. Tem experiência na área de Arqueologia, com ênfase em Arqueologia mediterrânica, atuando principalmente nos seguintes temas: arqueologia romana e proto-história da Península Itálica, arqueologia romana provincial da Península Ibérica, tecnologia cerâmica, metalurgia do bronze, metalurgia e lamparinas greco-romanas. Coordenadora do Grupo de Pesquisa (CNPq) "Formas de contato e processos de transformação no Mediterrâneo Antigo: Roma e suas províncias". Coordenadora do Laboratório de Arqueologia Romana Provincial-LARP do MAE-USP (apoio FAPESP). Editora responsável da Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia de 1991 a 2013. (Fonte: Currículo Lattes)
Publicado
2018-03-24
Como Citar
Fleming, M. I. D. (2018). Lucernas norte-africanas tardias de terra sigillata: curadoria de coleções museológicas e pesquisas arqueológicas. Heródoto: Revista Do Grupo De Estudos E Pesquisas Sobre a Antiguidade Clássica E Suas Conexões Afro-asiáticas, 3(1), 431-445. https://doi.org/10.31669/herodoto.v3i1.360