Vida e morte no mundo antigo: a tetrarquia e a última perseguição aos cristãos (303 – 311).

  • Cláudio Umpierre Carlan Universidade Federal de Alfenas
Palavras-chave: Moeda, império, iconografia, poder, símbolo.

Resumo

O artigo começa com uma descrição do mundo romano após a Tetrarquia, com a luta pelo poder entre Constantino e, mais tarde, Licínio. Analisamos as questões políticas relativas ao mundo romano durante o período. Usando como fonte iconográfica a coleção numismática do acervo do Museu Histórico Nacional / RJ, utilizamos a imagem como uma fonte de propaganda, legitimando o poder imperial.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cláudio Umpierre Carlan, Universidade Federal de Alfenas
Possui graduação em História pela Universidade Veiga de Almeida (1995), especialização em Arqueologia pela Universidade Estácio de Sá (1997), mestrado em História Social (Antiga e Medieval) pela Universidade Federal Fluminense (2000) e doutorado em História Cultural (Antiga e Medieval) pela Universidade Estadual de Campinas (2007), realizando estágio no exterior, Universidade de Barcelona, Espanha, como bolsista da CAPES. Estágio Técnico-Científico como bolsista da Fundación Carolina, na Universidad Carlos III de Madrid, Espanha (2010-11). Membro do conselho consultivo de várias revistas científicas e professor bolsista (ped) da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Antiga e Medieval, Arqueologia Histórica, Patrimônio Histórico, Numismática, Museologia. Ministrou aulas em cursos de graduação e pós-graduação. Professor substituto de História da Ciência e Tecnologia na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), ministrando aulas no Departamento de História (Antiguidade Oriental) e no Departamento de Biblioteconomia (História da Ciência e Tecnologia) em 2008. Atualmente professor- associado de História Antiga da Universidade Federal de Alfenas / MG, professor visitante da Unversidad Carlos III de Madrid, Espanha, e da Pós Graduação Lato Sensu em História Antiga e Medieval (UERJ), pesquisador convidado do CEIPAC / Universitàt de Barcelona (Espanha), nas escavações do Monte Testaccio em Roma (Itália), professor do Mestrado Profissional em História Ibérica (UNIFAL-MG), realiza o curso de pós doutorado em Arqueologia e pesquisador colaborador do NEPAM / LAP - Unicamp. (Texto informado pelo autor)
Publicado
2018-03-24
Como Citar
Carlan, C. U. (2018). Vida e morte no mundo antigo: a tetrarquia e a última perseguição aos cristãos (303 – 311). Heródoto: Revista Do Grupo De Estudos E Pesquisas Sobre a Antiguidade Clássica E Suas Conexões Afro-asiáticas, 3(1), 413-421. https://doi.org/10.31669/herodoto.v3i1.358