Maquetes de Roma: entre história e representações

  • Ivan Esperança Rocha Universidade Estadual Paulista
Palavras-chave: Maquete, arqueologia, arquitetura, história, poder, museologia.

Resumo

Considerada uma arte milenar, a construção de maquetes ganha nas últimas décadas um impulso especial dado pelo uso de suportes eletrônicos tanto na área da arqueologia como da arquitetura e engenharia. Neste texto será apresentado e discutido o papel original e atual das maquetes na reconstrução histórico-arquitetônica da cidade de Roma, com destaque para aquelas criadas, nas primeiras décadas do século XX, por Giuseppe Marcelliani, Paul Bigot e Italo Gismondi.

Biografia do Autor

Ivan Esperança Rocha, Universidade Estadual Paulista
Ivan Esperança Rocha concluiu o doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo, em 1990 e defendeu a livre docência em 2013. Atualmente é Professor Doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Publicou 10 artigos em periódicos especializados e 45 trabalhos em anais de eventos. Possui 10 capítulos de livros e 5 livros publicados. Possui 4 produtos tecnológicos, 1 software 4 itens de produção técnica. Participou de 91 eventos no Brasil e de 6 no exterior. Orientou 12 dissertações de mestrado e 5 teses de doutorado, além de ter orientado 9 trabalhos de iniciação científica na área de História. Foi cofundador da Associação Brasileira de História das Religiões (ABHR). É co-coordenador do Núcleo de Estudos Antigos e Medievais da UNESP (NEAM), Campus de Assis. Recebeu 1 prêmio. Coordenação de 2 projetos de pesquisa. Atua na área de História, com ênfase em História Antiga e Medieval. Em suas atividades profissionais interagiu com 19 colaboradores em coautorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Religião, Judaísmo, Cristianismo, Roma, História Antiga, Fontes, Mito e Mulher. De 2007 a 2011 foi vice-diretor e de 2011 a 2015 foi diretor da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP-Campus de Assis-SP. Presidente do Conselho Curador da VUNESP de 2017 a 2020. (Fonte: Currículo Lattes)
Publicado
2018-03-24
Como Citar
Rocha, I. E. (2018). Maquetes de Roma: entre história e representações. Heródoto: Revista Do Grupo De Estudos E Pesquisas Sobre a Antiguidade Clássica E Suas Conexões Afro-asiáticas, 3(1), 264-275. https://doi.org/10.31669/herodoto.v3i1.349