Homoerotismo e performances: as representações dos corpos e das relações humanas na antiguidade romana a partir das pinturas de Pompeia
DOI:
https://doi.org/10.31669/herodoto.v2i2.282Palavras-chave:
Antiguidade Clássica, sexualidade, homoerotismo, pinturas romanas, termas romanas, Pompeia.Resumo
Os estudos da antiguidade, dentre as disciplinas acadêmicas, são aqueles considerados como o mais conservador, no entanto, por meio da interdisciplinaridade, sobretudo a partir do diálogo com a Arqueologia, esta área de conhecimento tem conseguido alcançar perspectivas mais críticas, sobretudo, em pesquisas sobre o amor e a sexualidade. Nesse trabalho, dialogo, em grande parte, com as pesquisas produzidas pelo classicista Pedro Paulo Funari, que, por sua vez, inspirou diversos pesquisadores brasileiros a romper com os modelos normativos, questionando antigos conceitos e valores patriarcais a fim de trazer à tona uma antiguidade clássica mais libertária. Deste modo, apresento algumas discussões a respeito da sexualidade e do gênero na Antiguidade romana, incialmente, um debate de natureza teórica, e, num segundo momento trago algumas pinturas de relações eróticas com práticas diversificadas, com ênfase particular às relações homoeróticas, encontradas em uma terma suburbana do sítio arqueológico de Pompeia, a fim de evidenciar as diferentes maneiras que os indivíduos interpelavam as normas, bem como questionar as noções de pornográfico e trabalhar as relações das imagens com os seus contextos.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).