Héracles, Radamanto e a justiça

leitura do Fr. 169a Maehler, de Píndaro

  • Eduardo Aubert Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Píndaro, Héracles, Justiça, Direito grego, Mélica arcaica

Resumo

Neste artigo, propomos uma interpretação para o controverso fragmento 169a Maehler de Píndaro, conhecido na Antiguidade pela máxima νόμος ὁ πάντων βασιλεύς. Após rever as principais posições já formuladas e reavaliar o multifacetado tratamento dispensado por Píndaro ao mito de Héracles, sugerimos que, por meio de referência particular a uma lei atribuída ao legislador Radamanto, envolvido no mito de Héracles, Píndaro afirma haver no mundo um espaço regulado para a violência que, a despeito das aparências, realiza a justiça.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando métricas...

Biografia do Autor

Eduardo Aubert, Universidade de São Paulo

Doutor em História (2011) e Direito (2019), Mestre em História (2007), Bacharel em História (2003) e Direito (2018), Bacharelando e Doutorando em Letras Clássicas. Desenvolveu pesquisa em estágio pós-doutoral na University of Cambridge, entre 2012 e 2014, e na USP, entre 2015 e 2017. É coordenador do LATHIMM-USP (Laboratório de Teoria e de História das Mídias Medievais). É membro da SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos e pesquisador associado ao Centre for the Study of the Cultural Heritage of Medieval Rituals, ao Grupo de Estudos de Línguas Indo-Europeias ANtigas (GELIEA-USP), ao VERVE - Verbum Vertere - Estudos de Poética, Tradução e História da Tradução de Textos Latinos e Gregos (USP) e ao grupo República das Letras - Estudo de Textos Renascentistas em Latim (USP). Professor Visitante na Universidade da Borgonha (2007-2009), na Universidade de Copenhague (outubro e novembro de 2009) e na Universidade de São Paulo (agosto a novembro de 2011). Desenvolve suas pesquisas nas áreas de filologia, paleografia, história, direito e linguística histórica, nos períodos antigo e medieval, com especial atenção para interações disciplinares e problemas de método nas ciências humanas. (Fonte: Currículo Lattes)

Publicado
2020-07-27
Como Citar
Aubert, E. (2020). Héracles, Radamanto e a justiça . Heródoto: Revista Do Grupo De Estudos E Pesquisas Sobre a Antiguidade Clássica E Suas Conexões Afro-asiáticas, 4(2), 241-265. https://doi.org/10.34024/herodoto.2019.v4.10974
Seção
Artigos / Articles