Athens and the process of migration to the maritime spaces of the Black Sea

  • Maria Regina Cândido Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Resumo

Through the maritime geographical space that the Greeks made the process of migration to the different regions bathed by sea throughout the Aegean, Mediterranean and Black Sea, founded new poleis, carried out a shared identity, transferred their cults and gods, produced ceramic and metal artifacts forming the net Of maritime connectivity through emporium and apoikias.

Biografia do Autor

Maria Regina Cândido, Universidade Estadual do Rio de Janeiro
Possui como formação Doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) com estágio na EFA: Escola Francesa de Atenas/Grécia, Mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), Graduação em História/UFRJ e Comunicação Social/Jornalismo na Faculdade Estácio de Sá . Atualmente é Professor Associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ, coordenadora do Núcleo de Estudos da Antiguidade/NEA/UERJ (P.710/SR-3) e coordenadora do Curso de Especialização de História Antiga e Medieval/CEHAM da UERJ (Lato Sensu). Atua como avaliadora do INEP/MEC na área de comunicação Social e História. Participa do programa de Pós Graduação da História/PPGH da UERJ e da Pós-Graduação de História Comparada/PPGHC/UFRJ. Tem experiência na área de História, Filosofia , Antropologia e Arqueologia com ênfase em sociedades antigas grega e romana. Interage com a área de Teoria e Metodologia na construção do conhecimento em História aplicados principalmente nos temas sobre: rituais, práticas mágicas, análise do discursos, praticas sociais, politica e na recepção dos estudos clássicos. Atua na orientação de alunos de Graduação, da Especialização e da Pós-Graduação em História Antiga, participa ativamente de congresso Nacionais e Internacionais relacionado as Ciências Humanas e, detêm publicações de artigos em revistas e coletâneas de livros internacionais como no Coimbra,Chile, México e Cuba.
Publicado
2018-03-23
Como Citar
Cândido, M. R. (2018). Athens and the process of migration to the maritime spaces of the Black Sea. Heródoto: Revista Do Grupo De Estudos E Pesquisas Sobre a Antiguidade Clássica E Suas Conexões Afro-asiáticas, 2(2), 236-251. https://doi.org/10.31669/herodoto.v2i2.279