Os espaços geográficos marítimos de Atenas ao Mar Negro

  • Maria Regina Cândido Universidade Estadual do Rio
Palavras-chave: Conectividade, Geografia, Mar Negro.

Resumo

Através do espaço geográfico marítimo que os gregos efetivaram o processo de migração para as diferentes regiões banhadas pelo mar Egeu, Mediterrâneo e Mar Negro, fundaram novas poleis, efetivaram uma identidade compartilhada, transferiram seus cultos e deuses, produziram artefatos de cerâmica e metais formando a rede de conectividade marítima através de emporium e apoikias.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Regina Cândido, Universidade Estadual do Rio
Possui como formação Doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) com estágio na EFA: Escola Francesa de Atenas/Grécia, Mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), Graduação em História/UFRJ e Comunicação Social/Jornalismo na Faculdade Estácio de Sá . Atualmente é Professor Associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ, coordenadora do Núcleo de Estudos da Antiguidade/NEA/UERJ (P.710/SR-3) e coordenadora do Curso de Especialização de História Antiga e Medieval/CEHAM da UERJ (Lato Sensu). Atua como avaliadora do INEP/MEC na área de comunicação Social e História. Participa do programa de Pós Graduação da História/PPGH da UERJ e da Pós-Graduação de História Comparada/PPGHC/UFRJ. Tem experiência na área de História, Filosofia , Antropologia e Arqueologia com ênfase em sociedades antigas grega e romana. Interage com a área de Teoria e Metodologia na construção do conhecimento em História aplicados principalmente nos temas sobre: rituais, práticas mágicas, análise do discursos, praticas sociais, politica e na recepção dos estudos clássicos. Atua na orientação de alunos de Graduação, da Especialização e da Pós-Graduação em História Antiga, participa ativamente de congresso Nacionais e Internacionais relacionado as Ciências Humanas e, detêm publicações de artigos em revistas e coletâneas de livros internacionais como no Coimbra,Chile, México e Cuba.
Publicado
2018-03-23
Como Citar
Cândido, M. R. (2018). Os espaços geográficos marítimos de Atenas ao Mar Negro. Heródoto: Revista Do Grupo De Estudos E Pesquisas Sobre a Antiguidade Clássica E Suas Conexões Afro-asiáticas, 2(2), 220-235. https://doi.org/10.31669/herodoto.v2i2.278