Os mesopotâmicos tinham fome de quê? Literatura, cultura material e outras histórias

  • Kátia Maria Paim Pozzer Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

As análises sobre a significação simbólica dos alimentos, os hábitos culinários e o comportamento à mesa foram impulsionadas pela Nova História Cultural e favoreceram os estudos sobre as relações entre alimentação, cultura e estrutura social. Assim, neste artigo pretendemos discutir o banquete mesopotâmico, suas raízes sagradas, os mitos de criação dos alimentos, a cultura material e a rica iconografia existente sobre o tema.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Kátia Maria Paim Pozzer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Bacharel e licenciada em História pela UFRGS, obteve Diplôme d'Études Approfondies em Histoire et Civilisations de L'Antiquité pela Université Paris I (Panthéon-Sorbonne) em 1993, concluiu doutorado em História na Université de Paris I (Panthéon-Sorbonne) em 1996 e Pós-doutorado na Université de Paris X - Nanterre em 2011. Atualmente é Professor Adjunto do Curso de História da Arte, do Instituto de Artes e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordenou o Laboratório do Mundo Antigo e Medieval (LAMAM) de 2014 a 2016. Atualmente coordena o Laboratório de Estudos da Antiguidade Oriental (LEAO) e é líder de grupo de pesquisa no CNPq. Em 2011 atuou como Pesquisador Visitante no Grupo de Pesquisa Histoire et Archéologie de l'Orient Cunéiforme (HAROC), na Maison René-Ginouvès, Arqueologia e Etnologia - CNRS, Université de Paris I - Panthéon-Sorbonne e Université de Paris Ouest-Nanterre - La Défense, na França. Atua na área de História da Arte Antiga e Medieval, com ênfase em História da Arte Oriental, em História Antiga Oriental e em Teoria e Metodologia da História. Atualmente coordena o projeto de pesquisa Memória Cultural na Gênese e Desenvolvimento da Arte Islâmica, com apoio do CNPq, da FAPERGS e da UFRGS.
Publicado
2018-03-23
Como Citar
Pozzer, K. M. P. (2018). Os mesopotâmicos tinham fome de quê? Literatura, cultura material e outras histórias. Heródoto: Revista Do Grupo De Estudos E Pesquisas Sobre a Antiguidade Clássica E Suas Conexões Afro-asiáticas, 2(2), 137-152. https://doi.org/10.31669/herodoto.v2i2.274