Entrevista com Pedro Paulo Abreu Funari: a trajetória de um classicista brasileiro

  • Glaydson José da Silva Universidade Federal de São Paulo
  • Renata Senna Garraffoni Universidade Federal do Parná

Resumo

Entrevista com Pedro Paulo Abreu Funari: a trajetória de um classicista brasileiro

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Glaydson José da Silva, Universidade Federal de São Paulo
Pesquisador e Professor favorável à manutenção e valorização do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e a favor do retorno à normalidade democrática no Brasil. Foi bolsista de Produtividade em Pesquisa do Fundo de Apoio à Universidade Federal de São Paulo/FADA (2011-2012). Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996) e mestrado (2001) e doutorado (2005), também em História, pela Universidade Estadual de Campinas, tendo desenvolvido estágio doutoral em História e Arqueologia (Sanduíche - 2003-2004) junto à Université de Paris I - Sorbonne e ao Musée des Antiquités Nationales de Saint Germain-en-Laye, na França. Realizou pós-doutoramento Junto à Universidade Estadual de Campinas, entre janeiro de 2006 e dezembro de 2010, com apoio financeiro da FAPESP até fevereiro de 2008. Realizou, também, pós-doutoramento junto à Université de Strasbourg, entre novembro de 2011 e março de 2012, com apoio financeiro da FAPESP. Foi professor Adjunto-A da Universidade Estadual de Londrina (UEL) - Paraná, entre abril e junho de 2008. Atualmente é professor Adjunto Nível IV da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), campus Guarulhos. Foi pesquisador colaborador do Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas. Na Unicamp, ministrou disciplinas de Teoria da História e exerceu, de março de 2007 a abril de 2009, função de Diretor Associado do Centro de Estudos e Documentação do Pensamento Antigo Clássico, Helenístico e de sua Posteridade Histórica. Foi Diretor deste mesmo Centro entre abril de 2009 e outubro de 2011. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Antiga, atuando, principalmente, nos seguintes temas: tradições interpretativas em História Antiga, relações entre Antiguidade e modernidade/leituras contemporâneas do mundo antigo, História das extremas direitas na França. Foi coordenador nacional do Grupo de Trabalho de História Antiga, da ANPUH (2011-2013) É avaliador do Ministério da Educação para fins de autorização, reconhecimento e credenciamento de cursos de História. É membro da equipe responsável pela implantação da Proposta Curricular de História para o Ensino fundamental e Médio do Estado de São Paulo (2007-2008). É editor chefe de Heródoto - Revista do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Antiguidade Clássica e suas Conexões Afro-Asiáticas - periódico bilingue. É coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Antiguidade Clássica e suas Conexões Afro-asiáticas, da EFLCH/Unifesp. É assessor ad hoc da FAPESP. (Fonte: Currículo Lattes)
Renata Senna Garraffoni, Universidade Federal do Parná
Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Campinas (1997), mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2004). É professora no Departamento de História da Universidade Federal do Paraná desde 2004 (atualmente associado III), com experiência na História Antiga, atuando principalmente nos seguintes temas: antiguidade clássica, epigrafia e literatura latina, grupos marginalizados romanos, releituras do mundo greco-romano na Modernidade (séculos XIX e XX). Mais recentemente, devido aos trabalhos de recepção, tem atuado também no âmbito da Arqueologia Pública, educação patrimonial e Direitos Humanos. É líder do grupo de pesquisa CNPq Encruzilhadas de narrativas: discursos biográficos, história e literatura, da UFPR, e vice-líder do grupo de pesquisa CNPq Antiguidade e Modernidade: História Antiga e Usos do Passado da Unifesp. É pesquisadora colaboradora junto ao CEIPAC (CENTRO PARA EL ESTUDIO DE LA INTERDEPENDENCIA PROVINCIAL EN LA ANTIGÜEDAD CLÁSICA) da Universidade de Barcelona, ao Centro de Pensamento antigo (CPA) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), além disso, é membro da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC), Associação Nacional dos Professores de História (ANPUH), Roman Society for Classical Studies (Inglaterra) e World Achaeological Congress (WAC). Foi tutora do PET-História de setembro de 2010 a agosto de 2016, presidente da Associação Paranaense de História (APAH) no biênio 2008-2010, Editora da Revista História: Questões e Debates entre março de 2010 a março de 2012, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC) no biênio 2012-2013 e editora da Revista Classica da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos no biênio de 2013-2014. Atuou como professora visitante na Universidade de Birmingham, Reino Unido (dez. 2008 a março de 2009), com bolsa da Britsh Academy e como pesquisadora colaboradora do Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) de agosto de 2017 a janeiro de 2018. Atualmente é, mais uma vez, Editora da Revista História: Questões e Debates. (Fonte: Currículo Lattes)
Publicado
2018-03-21
Como Citar
da Silva, G. J., & Garraffoni, R. S. (2018). Entrevista com Pedro Paulo Abreu Funari: a trajetória de um classicista brasileiro. Heródoto: Revista Do Grupo De Estudos E Pesquisas Sobre a Antiguidade Clássica E Suas Conexões Afro-asiáticas, 2(2), 17-26. https://doi.org/10.31669/herodoto.v2i2.256
Seção
Entrevistas / Interviews