O Egito como limiar e o heroi em xeque em Helena de Eurípedes

Autores

  • Lorena Lopes da Costa Universidade Federal do Oeste do Pará

DOI:

https://doi.org/10.31669/herodoto.v2i1.184

Palavras-chave:

Egito, Esquéria, Herói, Guerra, Limiar.

Resumo

O presente artigo tem como objeto a peça Helena de Eurípides, datada de 412 a. C., e busca apreender de que forma o Egito, terra onde se desenvolve a versão do mito narrada pelo poeta, atualiza a Esquéria, ilha em que Odisseu redefine seu retorno ao narrar suas aventuras na Odisseia. Para estabelecer as afinidades com a terra dos feácios, o poeta trágico apropria-se da visão grega do Egito, em que a admiração e o mistério são os aspectos principais, e incorpora elementos odisseicos ao enredo, o que lhe permite recriar uma história em que o herói e a guerra são postos em xeque.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lorena Lopes da Costa, Universidade Federal do Oeste do Pará
    Professora Adjunta de Teoria da História na Universidade Federal do Oeste do Pará. Doutora (2016), mestre (2012) e graduada (2009) em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Realizou o doutorado sob orientação do Prof. José Antonio Dabdab Trabulsi e período de doutorado-sanduíche de um ano (2015) sob a orientação do Prof. François Hartog, na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS - Paris), bem como um ano (2013-2014) de estágio doutoral sob a orientação do Prof. Pierre Ellinger, na Université Paris VII - Denis Diderot. Realizou o mestrado sob orientação da Profa. Heloísa Starling. Possui experiência na área de História, atuando em Teoria da História e História Antiga, especialmente nas relações entre Historiografia e Ficção, Usos do Passado, Recepção da Cultura Clássica na França e no Brasil.

Downloads

Publicado

2017-06-09

Como Citar

O Egito como limiar e o heroi em xeque em Helena de Eurípedes. (2017). Heródoto: Revista Do Grupo De Estudos E Pesquisas Sobre a Antiguidade Clássica E Suas Conexões Afro-asiáticas, 2(1), 261-281. https://doi.org/10.31669/herodoto.v2i1.184