Aproximações à compreensão da (...) e seus possíveis vínculos com a filosofia

Autores

  • Jorge Ordóñez Burgos Universidad Autónoma de Ciudad Juárez

DOI:

https://doi.org/10.31669/herodoto.v2i1.180

Palavras-chave:

Filosofia antiga, pensamento egípcio, magia.

Resumo

O pensamento dos povos da Antiguidade é composto de linguagens, sistemas de valores e proposições que escapam não só aos convencionalismos linguísticos atuais, mas também se distanciam das categorias próprias da filosofia, da religião e até mesmo da mitologia. Um caso ilustrativo é a (...) egípcia, cuja tradução nas línguas contemporâneas é magia, magic, Zauber e Magie; nessa tradução, vincula-se uma série de conotações próprias da mentalidade judaico-cristã e evolucionista. Uma simples magia, fruto do homem crédulo, supersticioso e detentor de uma mente preguiçosa. Tal simplificação, entretanto, não se preocupa em estudar aspectos de grande relevância como o processo de transmissão que a palavra sofreu ao longo dos séculos, omitindo o papel desempenhado pela magia persa no interior da reflexão de filósofos, historiadores e poetas da Hélade. A (...)foi uma forma de conceber o universo que não pode se limitar somente a crenças pseudo-religiosas; foi uma sofisticada estrutura para entender as coisas que, simplesmente, não conhecemos. Este artigo é um convite a uma revisão dos produtos culturais de séculos distantes, sem perder de vista que a incompreensão não se localiza exclusivamente nesse distante, mas nas próprias entranhas do nosso tempo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jorge Ordóñez Burgos, Universidad Autónoma de Ciudad Juárez

Jorge Ordóñez Burgos, es doctor en Filosofía por la Universidad Nacional de Educación a Distancia (España); actualmente es profesor/investigador en la Universidad Autónoma de Ciudad Juárez; sus áreas de interés son Medicina y filosofía hipocrática, y las relaciones de la filosofía oriental con la griega.

Downloads

Publicado

2017-06-09

Como Citar

Burgos, J. O. (2017). Aproximações à compreensão da (.) e seus possíveis vínculos com a filosofia. Heródoto: Revista Do Grupo De Estudos E Pesquisas Sobre a Antiguidade Clássica E Suas Conexões Afro-asiáticas, 2(1), 183–211. https://doi.org/10.31669/herodoto.v2i1.180