Aproximações à compreensão da (...) e seus possíveis vínculos com a filosofia

  • Jorge Ordóñez Burgos Universidad Autónoma de Ciudad Juárez
Palavras-chave: Filosofia antiga, pensamento egípcio, magia.

Resumo

O pensamento dos povos da Antiguidade é composto de linguagens, sistemas de valores e proposições que escapam não só aos convencionalismos linguísticos atuais, mas também se distanciam das categorias próprias da filosofia, da religião e até mesmo da mitologia. Um caso ilustrativo é a (...) egípcia, cuja tradução nas línguas contemporâneas é magia, magic, Zauber e Magie; nessa tradução, vincula-se uma série de conotações próprias da mentalidade judaico-cristã e evolucionista. Uma simples magia, fruto do homem crédulo, supersticioso e detentor de uma mente preguiçosa. Tal simplificação, entretanto, não se preocupa em estudar aspectos de grande relevância como o processo de transmissão que a palavra sofreu ao longo dos séculos, omitindo o papel desempenhado pela magia persa no interior da reflexão de filósofos, historiadores e poetas da Hélade. A (...)foi uma forma de conceber o universo que não pode se limitar somente a crenças pseudo-religiosas; foi uma sofisticada estrutura para entender as coisas que, simplesmente, não conhecemos. Este artigo é um convite a uma revisão dos produtos culturais de séculos distantes, sem perder de vista que a incompreensão não se localiza exclusivamente nesse distante, mas nas próprias entranhas do nosso tempo.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jorge Ordóñez Burgos, Universidad Autónoma de Ciudad Juárez
Jorge Ordóñez Burgos, es doctor en Filosofía por la Universidad Nacional de Educación a Distancia (España); actualmente es profesor/investigador en la Universidad Autónoma de Ciudad Juárez; sus áreas de interés son Medicina y filosofía hipocrática, y las relaciones de la filosofía oriental con la griega.
Publicado
2017-06-09
Como Citar
Burgos, J. O. (2017). Aproximações à compreensão da (.) e seus possíveis vínculos com a filosofia. Heródoto: Revista Do Grupo De Estudos E Pesquisas Sobre a Antiguidade Clássica E Suas Conexões Afro-asiáticas, 2(1), 183-211. https://doi.org/10.31669/herodoto.v2i1.180