Entre o antigo e o mundo moderno: guerra e comunidade na tipologia das cidades de Max Weber

  • Guilherme Moerbeck Universidade Estadual do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Max Weber, Economia e Sociedade, Tipologia das Cidades, Pólis, Cidade-Estado, Tipos-ideais

Resumo

Economia e Sociedade , uma das obras mais influentes do início do século XX, com reflexos em diversos ramos das Ciências Humanas, é um texto de especial interesse aos pesquisadores da História Antiga, em especial na Tipologia das Cidades . Ainda que os objetivos maiores de Max Weber ao compor o seu texto estivessem vinculados, flagrantemente, à avaliação do mundo contemporâneo, a densidade do texto weberiano, fruto de uma erudição ímpar, revelou uma análise profunda e singular sobre a pólis, a cidade grega antiga. O objetivo desse artigo é analisar, sob a luz da crítica historiográfica e de uma análise cuidadosa da Tipologia , as escolhas interpretativas de Weber, em especial, no que se refere aos tipos ide ais que construiu para compreender a cidade dos gregos antigos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando métricas...

Biografia do Autor

Guilherme Moerbeck, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Possui graduação (Bacharelado e Licenciatura) em História pela Universidade Federal Fluminense (2004), mestrado em História Antiga (PPGH/UFF-2007) e doutorado (PPGH/UFF-2013) também em História Antiga, ambos sob orientação do professor Ciro Flamarion Cardoso. Foi pesquisador visitante junto ao Departamento de Estudos Clássicos da Brown University, sob supervisão da professora Johanna Hanink (2012). Desenvolveu em 2015, estágio pós-doutoral em Ensino de História junto ao PPHPBC/FGV, sob supervisão do professor Américo Freire. Atualmente, desenvolve no MAE/USP um projeto de pós-doutorado, sob supervisão da Profª. Maria Beatriz Borba Florenzano e é Professor Adjunto de História da Arte e Arquitetura no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ESDI/UERJ). Fonte: Lattes.

https://www.franceculture.fr/emissions/la-revue-de-presse/la-revue-de-presse-mardi-31-octobre-2017
Publicado
2019-12-12
Como Citar
Moerbeck, G. (2019). Entre o antigo e o mundo moderno: guerra e comunidade na tipologia das cidades de Max Weber. Heródoto: Revista Do Grupo De Estudos E Pesquisas Sobre a Antiguidade Clássica E Suas Conexões Afro-asiáticas, 4(1), 139-167. https://doi.org/10.34024/herodoto.2019.v4.10108