v. 6 n. 10 (2019): Documentos

					Visualizar v. 6 n. 10 (2019): Documentos

Neste décimo número a Revista de fontes publica seu tradicional volume de documentos históricos, relevantes para o desvendamento dos mais variados temas, épocas e períodos.

Numa primeira contribuição, os membros do Grupo PET do Departamento de História da Unifesp Anderson dos Santos Ribeiro e Marcos Paulo Moraes e Melo, trazem uma primeira catalogação da documentação do dossiê "Charles R. Boxer", integrante do arquivo da Companhia Editora Nacional, assim como a transcrição de uma seleta da correspondência desse importante autor da História do império português com seus editores. Já Lucia Werneck Xavier transcreve uma ata notarial de Amsterdã lavrada em português em 1604, dando a ver a importância dessa colônia na cidade holandesa, assim como o seu papel no contrabando de pau-brasil entre Pernambuco e a Itália. Jaime Rodrigues também transcreve um documento do século XVII: um manual de ensino náutico datado de 1676 e que elenca, em forma de diálogo, as qualidades técnicas que se esperavam de militares e marinheiros do período. Jaqueline Ferreira da Mota, por sua vez, por meio da tradução de um trecho de diversos confessionários do século XVIII redigidos em Tupi, mostra como é possível extrair deles informações importantes para a compreensão da história dos indígenas. Finalmente, Henrique Antonio Ré traz a tradução do inglês de um opúsculo do agente do Império brasileiro William Henry Clark, datado de 1865, sobre "As relações entre os governos britânico e brasileiro", publicado em Londres no contexto de rompimento de relações diplomáticas pós questão Christie.

Lembremos que a Revista de fontes tem periodicidade semestral, intercalando números temáticos de textos autorais sobre tipos ou conjuntos documentais e números compostos de transcrições e traduções de documentos e ainda instrumentos de pesquisa. As possibilidades de se contar histórias a partir destes documentos ou instrumentos de pesquisa são exploradas pelos textos introdutórios dos autores que, sem intenção de serem profundas análises do seu conteúdo, apontam caminhos e perspectivas de investigação.

Agradecemos à Biblioteca Nacional de Portugal pelo fornecimento de imagens em alta resolução e à FAPESP e à FAP-Unifesp pelo financiamento de parte dos custos da edição deste número.

Publicado: 2019-09-11