Com destino à saudade: escrita de si em Oswaldo Lamartine de Faria (1989-1994)

Autores

  • Eduardo K. de Medeiros Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Palavras-chave:

Oswaldo Lamartine de Faria, Escrita de si, História dos sertões

Resumo

Aborda práticas de produção de si do escritor Oswaldo Lamartine de Faria a partir de uma análise sobre um conjunto de dezessete cartas enviadas do Rio de Janeiro/RJ a Serra Negra do Norte/RN, durante o período de 1989 a 1994, tendo como destinatário o sertanejo, seu parente e amigo, Ramiro Monteiro Dantas. Propõe-se a pensar o papel da tópica da saudade na produção do discurso deste sertanista sobre os sertões do Seridó.

Referências

CAMPOS, Natércia (org.). Em alpendres d’Acauã: Conversa com Osvaldo Lamartine de Faria, Fortaleza/ Natal: Imprensa Universitária-UFC/ Fundação José Augusto, 2001.

FARIA, Oswaldo Lamartine de. Uns fesceninos, 2.ed., Recife: Bagaço, 2008.

FARIA, Oswaldo Lamartine de. Encouramento e arreios do vaqueiro no Seridó. Natal: Sebo Vermelho, 2016.

ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de. A invenção do Nordeste e outras artes, 5.ed., São Paulo: Cortez, 2011.

ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de. Nordestino: invenção do “falo”: uma história do gênero masculino (1920 – 1940), 2.ed. São Paulo: Intermeios, 2013.

GOMES, Angela de Castro (org.). Escrita de si, escrita da História. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2004.

LEJEUNE, Philippe. O pacto autobiográfico: de Rousseau à Internet, Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.

MALATIAN, Teresa. Cartas: Narrador, registro e arquivo. In: PINSKY, Carla Bassanezi; LUCA, Tania Regina de (org.). O historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2009, pp. 195-221.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. “Sensibilidades: escrita e leitura da alma”. In: PESAVENTO, Sandra Jatahy; LANGUE, Frédérique (org.). Sensibilidades na história: memórias singulares e identidades sociais. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2007, pp. 9-21.

Downloads

Publicado

2023-02-08

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.