A Vida de um soldado no Atlântico, fim do século XVI: o processo inquisitorial contra Gaspar da Cunha

Autores

  • Rodrigo Bonciani Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
  • Verônica Baierle Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

DOI:

https://doi.org/10.34024/fontes.2021.v8.11414

Palavras-chave:

Inquisição, Soldados, História atlântica

Resumo

O processo do soldado Gaspar da Cunha é o segundo que conhecemos que foi instruído pelo vigário geral de Angola, Manuel Rodrigues Teixeira, e enviado, com o réu preso, para o visitador Heitor Furtado de Mendonça, na Bahia. Diferentemente do processo do ouvidor geral de Angola, Duarte Nunes Nogueira, este inquérito não envolve questões políticas. Gaspar da Cunha foi acusado de dizer que não era pecado mortal a fornicação simples de homem solteiro com mulher solteira pagando-se a parceira. O processo trata dos costumes de "soldados pobres" que viviam em Angola e que podiam ser alvo da Inquisição atlântica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AKOTIRENE, Carla. Interseccionalidade. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019.

BONCIANI, Rodrigo Faustinoni. “‘Havendo escravos se restaurará tudo': trajetórias e políticas ibero-atlânticas no fim do século XVI”. Portuguese Studies Review, 25, n. 2, 2017, pp. 17-53.

BONCIANI, Rodrigo. "Heresias e rebelião em Angola, fim do século XVI: o processo inquisitorial contra Duarte Nunes Nogueira". Revista de fontes, 7, n. 12, 2020, p. 1-27.

BLUTEAU, Raphael. Vocabulario Portuguez & Latino... Vol. 2. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesus, 1728. Disponível em <http://dicionarios.bbm.usp.br/dicionario/edicao/1> Acesso em: 17 de novembro de 2020.

MENDONÇA, Heitor Furtado de. Denunciações e confissões de Pernambuco 1593-1595. Recife: FUNDARPE, 1984.

JÚNIOR, A. de Assis. Dicionário Kimbundo-Português… Luanda: Argente, Santos, s.d.

THORNTON, John K. "The Kingdom of Kongo and the Counter Reformation". Social Sciences and Missions, 26, 2013, pp. 43-52.

VAINFAS, Ronaldo. Trópico dos Pecados: Moral, Sexualidade e Inquisição no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1997.

Arquivos adicionais

Publicado

2021-08-24