Configurações territoriais dos cursos de formação de professores de Sociologia no Brasil (1934-2017): disputas e implicações

Autores/as

  • Cristiano das Neves Bodart Professor adjunto da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Autor/a
  • Caio dos Santos Tavares Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.4013/csu.2019.55.2.10

Resumen

O presente artigo, apoiado em contribuições da Teoria do Campo, de Pierre Bourdieu, problematiza a territorialização dos cursos de Ciências Sociais de grau de licenciatura e suas configurações durante sua história institucional (1934-2017). As mudanças na territorialização da oferta desses cursos são destacadas e os interesses em jogo evidenciados. É constatado que a concentração inicial foi marcada por interesses de uma elite que, desejando manter sua distinção social, buscou se apropriar de um capital (cultural) que lhes poderia proporcionar a manutenção de seu poder econômico e político em uma sociedade que se modernizava. A desconcentração, por sua vez, é resultado de mudanças complexas fruto de disputas recentes no campo político, ascensão de grupos reformistas, desprestígio e precarização da carreira docente e expansão da demanda por professores de Sociologia em todos os estados brasileiros.

 

Biografía del autor/a

  • Cristiano das Neves Bodart, Professor adjunto da Universidade Federal de Alagoas (Ufal)
    Doutor em Sociologia (USP), professor do programa de pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (ufal). Editor chefe das revistas "Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais" e da "Revista Café com Sociologia". Integrante da Comissão de comunicação da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais, membro do Grupo de Pesquisa de Ensino de Ciências Sociais (Xingó-Ufal) e coordenador do grupo de pesquisa Cultura, identidade e Movimentos Sociais (Ufal).
  • Caio dos Santos Tavares, Universidade Federal de Alagoas (Ufal)
    Graduando em Ciências Sociais. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em ensino de Ciências Sociais/Sociologia (ISC-Ufal)

Publicado

2019-11-09

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Configurações territoriais dos cursos de formação de professores de Sociologia no Brasil (1934-2017): disputas e implicações. (2019). Ciências Sociais Em Revista, 55(2), 246-259. https://doi.org/10.4013/csu.2019.55.2.10