Séries literárias juvenis: autoria e circulação da cultura

Autores/as

  • Andréa Borges Leão Universidade Federal do Ceará Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.4013/csu.2017.53.1.06

Resumen

Observando o fenômeno da circulação cultural desde a edição brasileira, o artigo propõe uma reflexão sobre o estatuto da autoria nas séries literárias contemporâneas destinadas aos jovens. Estabelece como ilustrativa a carreira da escritora Paula Pimenta. A hipótese apresentada é a de que o regime de autoria literária estabelecida fora dos espaços de mediação crítica, dos prêmios e selos de recomendação para o uso nas escolas traz a mudança do paradigma nacional para o transnacional, a começar pelo engajamento e reconhecimento de amplas comunidades de leitores organizadas nas redes sociais. A visibilidade do escritor, que intervém no processo de criação, intriga e estrutura narrativa dos romances, do mesmo modo que a autonomia do leitor em escolher ilegitimamente seu livro e acompanhar por anos a fio as aventuras de heróis recorrentes, fora da escola, constitui um novo problema. O que está em jogo é a psicogênese de uma aprendizagem.

Palavras-chave: circulação cultural, autoria literária, séries juvenis.

Biografía del autor/a

  • Andréa Borges Leão, Universidade Federal do Ceará
    Departamento de Ciências Sociais e Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Sociologia da Cultura

Publicado

2017-04-03

Número

Sección

Dossiê: Mercados culturais

Cómo citar

Séries literárias juvenis: autoria e circulação da cultura. (2017). Ciências Sociais Em Revista, 53(1), 57-65. https://doi.org/10.4013/csu.2017.53.1.06