Macroeconomia e epidemiologia

Uma aplicação do modelo SIR-Macro para o estado de Roraima

Autores

  • Luiz Eduardo de Oliveira Costa Universidade Federal de Roraima - UFRR Autor
  • Yuri Cesar de Lima e Silva Universidade Federal de Roraima - UFRR Autor

DOI:

https://doi.org/10.34024/csr.2024.60.3.17417

Palavras-chave:

Modelo SIR-Macro, Covid-19, Política de contenção ótima, Roraima

Resumo

Neste trabalho utilizamos o modelo SIR-Macro de Eichenbaum et al. (2020), que é uma extensão do modelo epidemiológico SIR de Kermack e McKendrick (1927), para analisar como decisões econômicas influenciam o desenvolvimento de epidemias como a da Covid-19 e quais os impactos econômicos da adoção de políticas públicas de contenção. Para isso, utilizando os dados do estado de Roraima para calibrar o modelo, simulamos o cenário de uma política de contenção ótima e comparamos os resultados com a simulação do equilíbrio competitivo do modelo, onde não é adotada nenhuma política de contenção. Os resultados mostram que a adoção de uma política de contenção reduz significativamente o número de infectados e mortos, mas gera uma recessão econômica comparativamente maior que a gerada no cenário de equilíbrio competitivo. Por outro lado, a não adoção de uma política de contenção não extingue a recessão econômica, pois os agentes passam a diminuir seus níveis de consumo e oferta de trabalho para reduzirem sua exposição e suas chances de serem infectados pelo vírus. Além disso, neste cenário, o número de infectados e mortos é significativamente maior.

Biografia do Autor

  • Luiz Eduardo de Oliveira Costa, Universidade Federal de Roraima - UFRR

    Bacharel em Ciência Econômicas pela Universidade Federal de Roraima. Atuou como Supervisor no IBGE Roraima entre 2021 e 2024. 

  • Yuri Cesar de Lima e Silva, Universidade Federal de Roraima - UFRR

    Professor Adjunto do Departamento de Economia da Universidade Federal de Roraima. Doutor em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (PIMES/UFPE). Chefe da Divisão de Estudos e Análises Socias (CGEES/DIEAS) da Secretaria de Planejamento e Orçamento do Estado de Roraima.

Publicado

2025-02-18

Como Citar

Macroeconomia e epidemiologia: Uma aplicação do modelo SIR-Macro para o estado de Roraima. (2025). Ciências Sociais Em Revista, 60(3). https://doi.org/10.34024/csr.2024.60.3.17417