Desigualdade social, modernidade periférica e reconhecimento: a teoria social pós-crítica e o programa PROJOVEM

Autores/as

  • Jean Carvalho Carvalho Costa Universidade Federal da Paraíba Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.4013/372

Resumen

Este trabalho analisa o discurso do ProJovem a partir de seu Projeto Político Pedagógico. Seu objetivo é desenvolver o protagonismo juvenil por meio da escolarização, orientação ao mundo do trabalho e desenvolvimento de ações comunitárias. Do ponto de vista teórico-metodológico, este trabalho está situado, na esteira da recente teoria social, nos desdobramentos da categoria do reconhecimento social cuja utilização está associada à teoria pós-crítica de Charles Taylor, Nancy Fraser e Axel Honneth. Essa abordagem permite a configuração de profícuo instrumento no entendimento da formação discursiva de Políticas Públicas, particularmente, o ProJovem, cujo objetivo ressalta, por um lado, o reconhecimento simbólico por meio da ênfase no protagonismo juvenil e na participação paritária da comunidade e, por outro lado, no reconhecimento distributivo, via escolarização e iniciação ao trabalho.

Palavras-chave: teoria crítica, reconhecimento social, juventude, política pública.

Biografía del autor/a

  • Jean Carvalho Carvalho Costa, Universidade Federal da Paraíba

Publicado

2010-08-30

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Desigualdade social, modernidade periférica e reconhecimento: a teoria social pós-crítica e o programa PROJOVEM. (2010). Ciências Sociais Em Revista, 46(2), 156-167. https://doi.org/10.4013/372