Quando a religião sobe ao palco: Uma análise das contestações católicas à encenação de “Jesus Cristo Superstar”

Authors

  • Renan William dos Santos Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP) Author
  • Camila Assunção Crumo Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP) Author

DOI:

https://doi.org/10.4013/csu.2019.55.2.06

Abstract

Este artigo procura mapear a controvérsia surgida com a exibição da peça “Jesus Cristo Superstar”, em São Paulo, no ano de 2014. Passando por uma breve revisão histórica sobre as relações ambíguas entre as esferas de sentido religiosa e artística (no sentido weberiano), busca-se explicitar as principais categorias discursivas e estratégias de ação mobilizadas pelos agentes religiosos que procuraram barrar a exibição da referida peça teatral. Por fim, mostra-se como a noção de “blasfêmia” é utilizada para colocar o próprio ideal de laicidade no centro do debate.

Author Biographies

  • Renan William dos Santos, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP)
    Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de São Paulo (PPGS-USP), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), processo n? 2017/24842-1.
  • Camila Assunção Crumo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP)
    Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de São Paulo (PPGS-USP), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), processo n? 2018/24266-3.

Published

2019-11-09

Issue

Section

Articles

How to Cite

Quando a religião sobe ao palco: Uma análise das contestações católicas à encenação de “Jesus Cristo Superstar”. (2019). Ciências Sociais Em Revista, 55(2), 204-211. https://doi.org/10.4013/csu.2019.55.2.06