A educação popular na formação de trabalhadores da economia solidária: avanços políticos e desafios pedagógicos

Autores/as

  • Adriane Vieira Ferrarini UNISINOS Autor/a
  • Telmo Adams Unisinos Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.4013/csu.2015.51.2.11

Resumen

O artigo provém de pesquisa sobre o modo como os princípios e os métodos da educação popular, consensuais no âmbito do discurso instituído, se expressam nas práticas de formação em economia solidária no Rio Grande do Sul. A pesquisa empírica foi realizada através de entrevistas com agentes de quatro entidades de formação representativas, bem como observação participante, sociopoética e entrevistas com trabalhadores vinculados ao Centro de Formação em Economia Solidária da Região Sul do Brasil, política pública implementada pela Unisinos no período de 2009 a 2012. Os resultados demonstraram avanços políticos, mas também desafios ao exercício democrático da educação popular, o qual exige a ruptura com a hierarquização de saberes e de papéis em meio a contextos, procedimentos e instrumentos tradicionais. Tais desafios expressam-se através de condições concretas (recursos insuficientes e editais que, apesar de expressarem uma conquista cidadã, delimitam prazos e conteúdos) e subjetivas (diferentes concepções de economia solidária que acionam opções metodológicas diversas de formação e heranças político-pedagógicas conservadoras). Propostas de superação giraram em torno de uma maior participação dos trabalhadores na formação e de flexibilização dos editais. As contradições só confirmaram que a educação popular é um processo que a todos desafia, tendo a utopia de construção de formas mais democráticas e solidárias de produzir e de viver como ponto comum e ideal que unifica. Não há fórmula nem receitas na educação popular, mas respostas construídas no permanente diálogo entre as diferenças, no enfrentamento às contradições e na recriação de práticas e estruturas.

Palavras-chave: economia solidária, educação popular, política pública.

Biografía del autor/a

  • Adriane Vieira Ferrarini, UNISINOS
    Professora e pesquisadora do PPG de Ciências Sociais da UNISINOS

Publicado

2015-07-14

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

A educação popular na formação de trabalhadores da economia solidária: avanços políticos e desafios pedagógicos. (2015). Ciências Sociais Em Revista, 51(2), 212-221. https://doi.org/10.4013/csu.2015.51.2.11