Comunidades como subcategoria no contexto das políticas públicas ambientais no Brasil

Autores/as

  • João Vicente Costa Lima Universidade Federal de Alagoas / Professor Associado. Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.4013/csu.2015.51.2.05

Resumen

O presente artigo discute sobre as (des)conexões entre as políticas públicas ambientais e o dado da diversidade cultural visível em um espectro riquíssimo de comunidades tradicionais. De um ponto de vista sociológico, critica-se o viés das abordagens ambientalistas que minimizaram a dimensão humana em seus modelos. Procura-se fazer o contraponto com os estudos culturais, de modo a demonstrar que os espaços naturais são social e culturalmente constituídos e, nesse sentido, a noção de sustentabilidade é inseparável das dinâmicas culturais. A análise, invariavelmente, discute o imbricado Mercado, Sociedade e Estado e as conexões que estabelecem com a dimensão da conservação da natureza em uma multiplicidade de arranjos socioambientais contemporâneos.

Palavras-chave: políticas públicas, sociedade, cultura.

Biografía del autor/a

  • João Vicente Costa Lima, Universidade Federal de Alagoas / Professor Associado.
    Professor Asociado III do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de alagoas. Professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFAL.

Publicado

2015-02-13

Número

Sección

Dossiê: Revisões teórico-metodológicas em Sociologia

Cómo citar

Comunidades como subcategoria no contexto das políticas públicas ambientais no Brasil. (2015). Ciências Sociais Em Revista, 51(2), 152-160. https://doi.org/10.4013/csu.2015.51.2.05