Habitus docente em Sociologia: elementos pertinentes da leitura sociológica

Autores/as

  • Marcelo Cigales Universidade de Brasília Autor/a
  • Luca Fonseca Universidade de Brasília Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.4013/csu.2022.58.2.03

Palabras clave:

Ensino de Sociologia, Habitus, Formação de professores

Resumen

O artigo teve por objetivo compreender as práticas e os desafios docentes em Sociologia a partir de um questionário online, respondido por 27 professores de Sociologia da educação básica do Distrito Federal. O referencial teórico utilizou o conceito de habitus de Pierre Bourdieu para questionar se haveria um conjunto de práticas e representações incorporadas por meio dos cursos de licenciatura em Ciências Sociais, visíveis a partir da prática pedagógica após o ingresso no mercado de trabalho. Foi possível destacar características que evidenciam um habitus docente em Sociologia conectado a uma estrutura do bacharelado na área por meio da análise de quatro elementos: a) características socioprofissionais; b) percepção sobre a formação; c) práticas pedagógicas; e, d) desafios docentes. Temos por hipótese de que os cursos de licenciatura ainda são pouco autônomos o que dificulta a criação de regras simbólicas de legitimação de um habitus docente em Sociologia construído a partir das suas estruturas.

Biografía del autor/a

  • Marcelo Cigales, Universidade de Brasília

    Doutor em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade de Brasília. Líder do Grupo de Pesquisa “Laboratório de Ensino de Sociologia Lélia Gonzalez”.

  • Luca Fonseca, Universidade de Brasília

    Graduado em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília.

Publicado

2023-02-17

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Habitus docente em Sociologia: elementos pertinentes da leitura sociológica. (2023). Ciências Sociais Em Revista, 58(2), 97-109. https://doi.org/10.4013/csu.2022.58.2.03