Sobre la revista

Ciências Sociais em Revista (ISSN 2966-2893) é uma publicação quadrimestral aberta a contribuições de pesquisadores  brasileiros e estrangeiros. Editada pelos  Programas de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) desde 2024, Ciências Sociais em Revista dá continuidade à Ciências Sociais Unisinos (2000), em sua meta de publicar artigos em português, espanhol e em inglês que sejam resultados de pesquisas na área de Ciências Sociais e em suas disciplinas vizinhas. Cada número de CSR comporta  artigos e resenhas de livros (podendo também apresentar dossiês temáticos), alinhados ao objetivo de fazer avançar o conhecimento acadêmico da área.

 

Foco e Escopo

 A CSR é um periódico acadêmico-científico voltado à publicação de artigos de perspectivas e abordagens variadas que tematizem temas e problemas relacionadas às diversas áreas das Ciências Sociais (Antropologia, Ciência Política e Sociologia), bem como de trabalhos interdisciplinares e transdisciplinares, e ainda trabalhos de áreas afins que estejam em diálogo com as ciências sociais.

 

Missão

A CSR busca promover a disseminação e o debate de pesquisas de alta qualidade e relevância nas diversas áreas das ciências sociais. Trata-se de uma publicação quadrienal e aberta a contribuições de professores universitários e pesquisadores de instituições científicas brasileiras e estrangeiras. Nosso objetivo é servir como um fórum acadêmico de excelência, incentivando a troca de conhecimento entre pesquisadores, acadêmicos e profissionais.

Editada pelos Programas de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) desde 2023, a CSR dá continuidade ao legado da "Ciências Sociais Unisinos" (2000). Publicamos artigos em português, espanhol e inglês, que são resultados de pesquisas nas ciências sociais e em disciplinas vizinhas.

Cada número da CSR comporta artigos e resenhas de livros, podendo também ter um dossiê temático, todos alinhados com o objetivo de fazer avançar a produção de conhecimento acadêmico robusto e inovador, com o pluralismo moral e a diversidade metodológica e de perspectivas, elementos que acreditamos fundamentais para a produção de conhecimento.

A CSR visa não apenas a ampliar o entendimento teórico e metodológico das ciências sociais, mas também oferecer insights práticos e aplicáveis para enfrentar os desafios sociais contemporâneos. Mantemos um rigoroso processo de revisão por pares para garantir a integridade e a qualidade científica de todo conteúdo publicado.

Ao proporcionar um espaço aberto para o debate acadêmico, esperamos inspirar novas pesquisas, colaborações e políticas em consonância com os valores do periódico. Assim, encorajamos potenciais interessados a contribuir para este diálogo contínuo e enriquecedor, disseminando debates relevantes na comunidade acadêmica das ciências sociais.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

A publicação dos artigos está sujeita à aprovação prévia (desk review) da Equipe Editorial da revista, após o que serão submetidos a uma avaliação do tipo peer review feita por, pelo menos, dois pareceristas externos.

A aceitação final dos artigos depende dos seguintes critérios:

    • Recomendação dos pareceristas;
    • Efetivação dos ajustes necessários pelo(s) autores(es);

 E aprovação da Comissão Editorial, cuja resolução contemplará seis diferentes avaliações:

  1. Aceitar;
  2. Correções obrigatórias;
  3. Submeter novamente para avaliação;
  4. Enviar para outra revista;
  5. Rejeitar
  6. Ver comentários

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Política de licenças e direitos autorais

Todas as publicações da Ciências Sociais em Revista (CSR) estão licenciadas pela Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International - CC BY-NC 4.0, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio para fins não comerciais, desde que o trabalho original seja corretamente citado.

Para mais informações, acesse https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/deed.pt-br.

 

Histórico do periódico

Publicação com mais de 50 anos de história, a origem de Ciências Sociais Unisinos remonta à Revista da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Leopoldo: Estudos Leopoldenses, editada entre 1966 e 1996, evidência sólida de sua raiz nas humanidades e de seu compromisso profundo com a transdisciplinaridade. Posteriormente, a Editora Unisinos deu continuidade a sua publicação sob o título Estudos Leopoldenses (Série Ciências Humanas), entre 1997 e 2000. Data de 2001 a denominação do periódico como Ciências Sociais Unisinos, quando passa a estar imediatamente vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. CSU deixou de ser impressa (ISSN-L 1519-7050) em 2004. Desde então, sua versão online (e-ISSN 2177-6229) é publicada quadrimestralmente neste site. Em 2024, passou para a responsabilidade conjunta dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de São Paulo (onde está sediada) e da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (ISSN 2966-2893).

 

 Indexação e indicadores bibliométricos

DOAJ - https://www.doaj.org/

PERIÓDICOS CAPES - https://www-periodicos-capes-gov-br.ezl.periodicos.capes.gov.br/

DIADORIM - https://diadorim.ibict.br/vufind/

LATINREV - https://latinrev.flacso.org.ar/

PROQUEST - https://about.proquest.com/

ROAD - https://road.issn.org/