Apresentação

Dossiê A Democracia no Pensamento Político Brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/csr.2025.61.2.20673

Palavras-chave:

democracia, pensamento político brasileiro, República brasileira, apresentação

Resumo

O dossiê Democracia no pensamento político brasileiro teve por objetivo acolher trabalhos que explorassem a presença e o uso do conceito de democracia no âmbito do pensamento político brasileiro, em distintas perspectivas teóricas e metodológicas. Os cinco artigos que compõem o dossiê estão organizados em ordem cronológica, segundo o período abordado em cada texto, de forma a deixar mais claro o enquadramento histórico dos debates sobre democracia no Brasil. O tema da democracia atravessa, sob diferentes enfoques, todos os trabalhos aqui presentes, que versam sobre diversos autores, suas ideias e debates em que se envolveram: Eduardo Prado, Francisco Campos e Sérgio Buarque de Holanda, Celso Furtado, Fernando Henrique Cardoso e Florestan Fernandes, Luiz Werneck Vianna são os autores/atores analisados nos textos. O dossiê pode nos ajudar também a refletir, a partir dos caminhos percorridos, acerca dos trajetos a trilhar na discussão atual sobre a democracia diante dos enormes desafios contemporâneos.

Biografia do Autor

  • Diego Rafael Ambrosini, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

    Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP) e professor adjunto do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

  • Gabriela Nunes Ferreira, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp
    Doutora em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), professora associada do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e pesquisadora do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (Cedec).  
  • Maria Fernanda Lombardi Fernandes, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

    Doutora em ciência política pela Universidade de São Paulo (USP) e professora associada do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). É autora do livro A esperança e o desencanto: Silva Jardim e a República (Humanitas, 2008).

Referências

Levitsky, S.; Ziblatt, D. (2018). Como as democracias morrem? Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Lynch, C.; Cassimiro, P. H. (2022). O populismo reacionário. São Paulo: Ed. Contracorrente.

Miguel, L. F. (2022). Democracia na periferia capitalista: impasses do Brasil. Belo Horizonte: Autêntica.

Przeworski, A. (2022). La crisis de la democracia: ¿adónde pueden llevarnos el desgaste institucional y la polarización? Buenos Aires: Siglo Veintiuno.

Rocha, C.; Solano, E. (orgs.) (2019). As direitas nas redes e nas ruas: a crise política no Brasil. São Paulo: Expressão Popular.

Rosanvallon, P. (2021). O século do populismo: história, teoria, crítica. São Paulo: Ateliê de Humanidades Editorial.

Runciman, D. (2018). Como a democracia chega ao fim. São Paulo: Todavia.

Publicado

2025-08-29

Edição

Seção

Dossiê: A Democracia no Pensamento Político Brasileiro

Como Citar

Apresentação: Dossiê A Democracia no Pensamento Político Brasileiro. (2025). Ciências Sociais Em Revista, 61(2). https://doi.org/10.34024/csr.2025.61.2.20673