Notas sobre a recepção de Nietzsche no Brasil Lebrun e os operadores teóricos
DOI:
https://doi.org/10.34024/cadniet.2012.n30.7743Palavras-chave:
Nietzsche, recepção, além-do-homem, socialismo, LebrunResumo
Visa-se neste artigo a examinar a interpretação de Lebrun do pensamento de Nietzsche. Para uma primeira abordagem, trabalha-se criticamente o texto “Além-do-homem e homem total”, que bem deixa ver os contornos que Lebrun deu à filosofia nietzschiana.
Downloads
Referências
ARANTES, P. Ideias ao léu. Uma digressão a propósito de “O avesso da dialética”. In: Novos estudos CEBRAP, no. 25, 1989, p. 61-74
_______. O essencial de uma filosofia é uma certa estrutura. In: Um departamento francês de ultramar. São Paulo: Paz e Terra, 1994, p.111-135.
_______. Tentativa de identificação da ideologia francesa. In: Novos Estudos, n.28, São Paulo, CEBRAP, 1990, p. 74-98.
LEBRUN, G. Surhomme et homme total. In: Manuscrito, v. II, n.1, p.31-58.
_______. Além-do-homem e homem total. Trad. Maria Lúcia M. O. Cacciola. In: A filosofia e sua história. São Paulo: Cosacnaify, 2006.
_______Por que ler Nietzsche, hoje? In: Passeios ao léu. Trad. Renato Janine Ribeiro. São Paulo: Brasiliense, 1983, p. 32-40.
_______. O avesso da dialética. Hegel à luz de Nietzsche. Trad. Renato Janine Ribeiro. São Paulo: Cia das Letras, 1988, p.169-198.
_______. Quem era Dionisio. Trad. Maria Heloísa Noronha Barros. In: A filosofia e sua história. São Paulo: Cosacnaify, 2006, p.355-378.
MARTON, S. Nietzsche e a cena brasileira. In: Extravagâncias. Ensaios sobre a filosofia de Nietzsche. São Paulo: Discurso Editorial/Ed. da Unijuí, 2001, p. 253-260.
, _______. A terceira margem da interpretação. In: Extravagâncias. Ensaios sobre a filosofia de Nietzsche, p.213-251.
_______. Nietzsche in Brasilien. In: Nietzsche-Studien. Berlim: Walter de Gruyter, 2000, v. 29, p.369-376.
NIETZSCHE, F. Sämtliche Werke. Kritische Studienausgabe. Berlin/München: Walter de Gruyter/dtv, 1988, 15v.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.