Em torno do gosto musical

Autores

  • Márcio José Silveira Lima Professor de Filosofia da Universidade Federal da Bahia (UFBA - Campus Barreiras); doutorando em filosofia pela USP.

DOI:

https://doi.org/10.34024/cadniet.2008.n24.7797

Palavras-chave:

música, gosto, Wagner, Debussy

Resumo

O propósito deste artigo é analisar a comparação que Nietzsche faz entre Wagner e Bizet; reconsiderando-a, pretendemos demonstrar que ela é antes de tudo estratégica. O verdadeiro motivo da crítica nietzschiana refere-se à forma como o compositor alemão subordinou a música ao drama, corrompendo, dessa forma, o gosto musical. Trata-se de situar o debate no contexto cultural da época, a fim de demonstrar que o compositor Debussy, a princípio um adepto de Wagner, rompe com ele e encontra seu estilo musical que iria revolucionar a música. Por fim, no elogio aos franceses feito por Nietzsche encontrar-se-iam elementos coincidentes com a estética musical de Debussy.

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Referências

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Publicado

2019-03-06

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Seção

Artigos Originais

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