FERRAMENTAS EDUCATIVAS PARA A POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA:
Abordagem do Consultório na Rua
DOI:
https://doi.org/10.34024/c.2024.4.19145Palavras-chave:
Meios de comuicação, Tecnologia Social, Populaçao em situaçao de ruaResumo
Este artigo apresenta os produtos técnicos educacionais desenvolvidos durante a pesquisa de mestrado profissional intitulada "População em Situação de Rua: Construção de Ações Educativas Populares em Saúde", do Programa Ensino em Ciências da Saúde, do CEDESS – UNIFESP. Através da ação do Consultório na Rua, estabelecemos vínculos de confiança com a população em situação de rua, o que destacou a necessidade de direcionar nossas ações, aproveitando a energia gerada por esses encontros. Durante as observações, identificamos uma barreira entre as práticas aplicadas e as demandas significativas dessa população, ressaltando a importância de ferramentas eficazes de comunicação e linguagem. Assim, iniciamos a criação de instrumentos que facilitassem o trabalho dos profissionais, promovendo uma comunicação eficiente, fundamentada em um compromisso ético e político. Desenvolvemos dois Produtos Educacionais voltados para homens em situação de rua, maiores de 18 anos. A coleta de dados envolveu 12 entrevistas narrativas, com questões norteadoras e a confecção de desenhos. Após a análise do conteúdo, esses produtos foram elaborados para qualificar a intervenção dos profissionais junto à população em situação de rua. Os produtos incluem um guia para o planejamento dos cuidados em saúde e um glossário que facilita a comunicação com a comunidade-alvo. Esses instrumentos, que chamamos de tecnologias sociais, mostraram-se eficazes no desenvolvimento de processos educativos populares em saúde e podem ser aplicados a essa população em diferentes territórios.
