EL CONTINUUM DE LAS VIOLENCIAS BASADAS EN GÉNERO - VBG: JÓVENES ENTRE LO PÚBLICO Y LO PRIVADO
Jóvenes entre lo Público y lo Privado
DOI:
https://doi.org/10.34024/c.2023.3.18784Palavras-chave:
Equidad de genero, Violencia baseada em genero, Estudiantes, ResistenciaResumo
A Universidade Nacional da Colômbia, fundada em 1867, é a principal instituição universitária do país, com nove campi em diferentes regiões e cerca de 60 mil estudantes, com um corpo docente majoritariamente masculino. Embora tenha políticas de equidade de gênero, os números refletem uma liderança e participação predominantemente masculinas, com certas áreas mais masculinizadas do que outras.
A universidade tem sido pioneira em questões de gênero, implementando políticas de equidade e prevenção da violência baseada em gênero, como o Protocolo para a Prevenção e Atenção de Casos de Violência Baseada em Gênero. No entanto, os relatos de violência contra mulheres e pessoas não binárias continuam aumentando, exigindo maior comprometimento na prevenção e abordagem dessas questões.
Há uma necessidade de trabalhar com grupos de estudantes e representantes para abordar a naturalização da desigualdade de gênero e os silêncios que persistem em torno da violência. A pesquisa destaca as experiências dos estudantes e suas ações de resistência contra a violência, demonstrando a importância de entender suas trajetórias de vida e os significados que atribuem às suas experiências.
Expandir a análise além do termo "continuum" é necessário para compreender as diversas dimensões do sofrimento e da impotência vivenciados pelos indivíduos afetados.
