A Evolução da Educação Permanente em Saúde e Sua Influência no Atendimento Humanizado ao Paciente
Resumo
Na construção de uma nova forma de cuidado para os usuários dos serviços de saúde pautados na humanização é imperativo considerar o contexto brasileiro e a formação profissional permanente, que só recentemente alçou o “status” de política pública. Este trabalho tem por objetivo, através de pesquisa bibliográfica com recorte temporal dos últimos quinze anos, analisar como a Educação Permanente em Saúde vem evoluindo através da formação de profissionais que atuam no Sistema e sua influência no atendimento humanizado ao paciente. A análise da literatura aponta que a Educação Permanente para as equipes de saúde é fundamental, pois, proporciona uma releitura crítica das condições de trabalho, das relações estabelecidas e das necessidades de saúde, e começa desde os bancos universitários e continua ao longo de toda a vida do profissional enquanto prestador de serviços à comunidade. Entretanto, após 25 anos de implantação e regulamentação do SUS conclui-se que este processo vem se consolidando a cada dia embora ainda precisa ser aperfeiçoado e moldado a partir das características e particularidades de cada comunidade para que se possa atingir ao objetivo de acolher e atender com humanidade e qualidade necessárias.
Palavras-chave:educação permanente, educação em saúde, SUS, integralidade no atendimento, humanização, gestão em saúde.
Abstract
Considering a new way of care for health service users based on humanization, it is imperative to consider the Brazilian context and the importance of permanent professional training, which has only recently raised the status of public policy. This work aims, through a bibliographical research with temporal cut of the last fifteen years, to analyze how the Permanent Education in Health has been evolving through the training of professionals who work in the Brazilian Unified Health System (SUS) and its influence in the humanized care to the patient. The analysis of the literature points out that the term 'health education' is 'pivotal', since it provides a critical re-reading of working conditions, of some established relationships as well as health needs. The process starts from university and continuing throughout the life of the professional for ones working as a service provider to the community. However, after 25 years of implementation and regulation of SUS, it is concluded that this process has been consolidating every day, although it still needs to be perfected and shaped based on the characteristics and particularities of each community. In this way, it can reach the goal of receiving and attending with the necessary humanity and quality.
Key words: permanent education, health education, Brazilian Unified Health System (SUS), integral care, humanization, health management.
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