COMPOSIÇÃO INTELECTUAL COMO FRUTO DE REPERTÓRIOS MOBILIZADOS: O CASO TOBIAS BARRETO

Authors

Keywords:

Performances, Repertório, Século XIX, Tobias Barreto, Intelectual

Abstract

O artigo busca, através do caso do jurista Tobias Barreto de Menezes (1839-1889), desvelar como se compõe o intelectual através dos repertórios mobilizados. Para tanto o conceito de repertório de Charles Tilly foi apropriado e reelaborado, desta feita para atender a ação intelectual. Assim a proposta foi a de atentar para os repertórios intelectuais, concebidos como o modo como as ideias e/ou práticas são associadas em função de uma causa e que necessariamente tem, no exercício de problematizar, sua força motriz. A ideia de repertório intelectual também contempla o perfil do sujeito da ação e a ideia mobilizada.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Raylane Andreza Dias Navarro Barreto, Universidade Tiradentes
    É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com estágio pós-doutoral na Universidade de Lisboa. Líder do Grupo de Pesquisa “Sociedade, Educação, História e Memória”. Participa de redes de pesquisa em torno da História da Educação.

Published

2020-10-12

Issue

Section

Artigos

How to Cite

COMPOSIÇÃO INTELECTUAL COMO FRUTO DE REPERTÓRIOS MOBILIZADOS: O CASO TOBIAS BARRETO. (2020). Almanack, 1(25), 1-38. https://periodicos.unifesp.br/alm/article/view/1398