Análise comparativa das práticas ambientais utilizadas no ensino da Educação Ambiental em escolas públicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2525

Palavras-chave:

Escolas Municipais, Estatística Descritiva, Política Nacional do Meio Ambiente.

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar comparativamente as práticas no ensino da Educação Ambiental em duas escolas (Jonathas Athias e Salomé Carvalho) municipais de ensino fundamental em Marabá – PA. O método empregado foi o dedutivo, com pesquisa quantitativa, aplicada e experimental. A coleta de dados foi efetuada a partir do levantamento de dados documentais publicados entre 2008 a 2017, associada a aplicação de cento e sessenta e cinco (cento e cinquenta seis para educandos e nove para docentes) formulários mistos acerca da Educação Ambiental (EA). A análise dos dados obtidos indicou que a Escola Salomé Carvalho foi mais efetiva (= 71,2%) em cinco, dos sete, itens ambientais pesquisados (temas ambientais, atividades ambientais intra e extraclasse; oferta de práticas ambientais, atividades que incentivem a prática ambiental na escola e nos domicílios). a Escola Jonathas Athias, foi mais efetiva quanto aplicação da Feira de Ciências (47,2%) como prática ambiental. Logo, as práticas ambientais nas duas escolas, carecem de aplicações mais efetivas, em especial, na Escola Jonathas Athias.

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Biografia do Autor

Antonio Pereira Junior, Universidade do Estado do Pará

Biólogo Especialista em Planejamento e Gerenciamento de Águas. Especialista em Gestão Hídrica e Ambiental Mestre em Ciências Ambientais Departamento de Engenharia Ambiental Biologia Ambiental; microbiologia ambiental; educação ambiental; avaliação de impacto ambiental; ecossistemas aquáticos; recuperação de áreas degradadas.

Regilane Aparecida Silva Campos, Universidade do Estado do Pará

Engenheira ambiental

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Publicado

30-03-2018

Como Citar

Junior, A. P., & Campos, R. A. S. (2018). Análise comparativa das práticas ambientais utilizadas no ensino da Educação Ambiental em escolas públicas. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 13(1), 364–396. https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2525

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2017-12-17
Aceito: 2018-02-15
Publicado: 2018-03-30

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