Educação Ambiental para a conservação dos recursos hídricos por meio de atividade de ensino com pesquisa em uma escola pública no Pará

Autores

  • Jonas da Paz Aguiar Secretaria de Educação do Estado do Pará
  • Rubem Silvaney Maia Silva Secretaria de Educação do Estado do Pará
  • Adenilson Nogueira Carvalho Secretaria de Educação do Estado do Pará
  • Laís Soares dos Santos Faculdades Integradas do Tapajós
  • Cláudia Silva de Castro Universidade Federal do Oeste do Pará

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2015.v10.1956

Palavras-chave:

educar pela pesquisa, interdisciplinaridade, ensino de ciências, ensino médio.

Resumo

O presente trabalho apresenta uma experiência interdisciplinar relacionada à educação ambiental em uma escola pública, localizada no interior do município de Santarém – Pará. A experiência foi desenvolvida por meio de pesquisas de iniciação científica tendo como tema a conservação dos recursos hídricos nas comunidades rurais do entorno da escola. Os estudantes de duas turmas de ensino médio da referida escola, com a orientação de três professores, elaboraram e executaram oito projetos de pesquisa de iniciação científica sobre os recursos hídricos das comunidades em suas diferentes vertentes. A socialização dos resultados obtidos nas pesquisas foi realizada na Feira de Ciência da escola, com apresentação em banner, em que verificamos a compreensão dos estudantes a respeito da importância da água, dos problemas existentes relacionados ao uso da água nas comunidades e das alternativas para a conservação dos recursos hídricos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonas da Paz Aguiar, Secretaria de Educação do Estado do Pará

Licenciado em Ciências Biológicas pelas Faculdades Integradas do Tapajós, Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e professor de Biologia.

Rubem Silvaney Maia Silva, Secretaria de Educação do Estado do Pará

Licenciado em Física pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e professor de Física.

Adenilson Nogueira Carvalho, Secretaria de Educação do Estado do Pará

Licenciado em Biologia pela UFPA, licenciando em Química pela Universidade do Estado do Pará e professor de Química.

Laís Soares dos Santos, Faculdades Integradas do Tapajós

Licenciando em Ciências Biológicas.

Cláudia Silva de Castro, Universidade Federal do Oeste do Pará

Licenciada em Física pela UFPA, Mestre em Educação em Ciências e Matemática e professora da UFOPA.

Downloads

Publicado

30-12-2015

Como Citar

Aguiar, J. da P., Silva, R. S. M., Carvalho, A. N., Santos, L. S. dos, & Castro, C. S. de. (2015). Educação Ambiental para a conservação dos recursos hídricos por meio de atividade de ensino com pesquisa em uma escola pública no Pará. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 10(4), 88–98. https://doi.org/10.34024/revbea.2015.v10.1956

Edição

Seção

Relatos de Experiências
Recebido: 2014-09-14
Aceito: 2015-11-11
Publicado: 2015-12-30

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.