Ensino de Educação Ambiental: uma experiência com alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental

Autores

  • Naiara Pereira Archanjo
  • Kuniko Iwamotto Haga

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2014.v9.1776

Palavras-chave:

Aves, Educação Ambiental, Vegetação

Resumo

Resumo Há aproximadamente 1676 espécies de aves que ocorrem no Brasil entre espécies residentes e visitantes correspondendo a mais da metade das espécies de aves registradas na América do Sul (ANDRADE, 1995). Atualmente, na cidade de Ilha Solteira-SP, observou-se a maior frequência de algumas espécies da avifauna silvestre, que pode ser consequência dos impactos ambientais negativos nas vegetações vizinhas implicando em uma migração dessas aves para o município em busca de abrigo, descanso, nidificação e fonte de alimento. Este relato apresenta dados sobre a população de aves e árvores frutíferas existente neste município. O levantamento foi realizado por crianças do Ensino Fundamental em atividades de Educação Ambiental a fim de torná-los conscientes e sensibilizados quanto às questões e problemas ambientais vivenciados no cotidiano. Abstract There are about 1676 species of birds that occur in Brazil among resident species and visitors representing more than half of the bird species recorded in South America (ANDRADE, 1995). Today, in the town of Ilha Solteira-SP, observed it the higher frequency of some species of wild birds, which may be result of the negative environmental impacts on surrounding vegetation resulting in a migration of these birds to the town in search of shelter, rest nesting and food source. This article presents data on the bird population and the fruit trees existing in this town. The research was performed by children of the school in environmental education activities in order to make them aware and sensitized to environmental issues and problems experienced in daily life.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Naiara Pereira Archanjo

Naiara Carolina Pereira Archanjo Graduada em Ciência Biológicas pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Atuante nas áreas de fisiologia vegetal, nutrição e crescimento de plantas, educação ambiental e ensino-aprendizagem.

Kuniko Iwamotto Haga

Possui graduação em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Braz Cubas (1976) , graduação em Licenciatura Em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos (1974) , mestrado em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas (1982) e doutorado em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas (1992) . Atualmente é professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Revisor de periódico da Revista Bragantia e Revisor de periódico da Revista Árvore (Impresso). Tem experiência na área de Botânica , com ênfase em Fisiologia Vegetal. Atuando principalmente nos seguintes temas: Datura stromonium L, Dominância apical, Desenvolvimento vegetativo, Desenvolvimento de estruturas reprodutivas, Citocinina auxina e ácido abscísico etileno.

Downloads

Publicado

13-06-2014

Como Citar

Archanjo, N. P., & Haga, K. I. (2014). Ensino de Educação Ambiental: uma experiência com alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 9(1), 169–183. https://doi.org/10.34024/revbea.2014.v9.1776

Edição

Seção

Relatos de Experiências
Recebido: 2011-08-30
Aceito: 2014-05-07
Publicado: 2014-06-13