Educação Ambiental e o conflito fundiário em Unidade de Conservação Estadual na Amazônia: pensando o território e os impactos de transformação socioambiental

Autores

  • Shislene Rodrigues de Souza Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará – Ideflor-bio
  • Alzira Almeida de Araújo Universidade do Estado do Pará
  • Altem Nascimento Pontes Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12797

Palavras-chave:

Ilha de Marajó; Comunidades tradicionais; Políticas públicas

Resumo

A Educação Ambiental (EA) é uma prioridade direta no trabalho da gestão ambiental em Unidade de Conservação. O objetivo deste trabalho foi correlacionar a EA como ferramenta de atuação, na qualidade da gestão de Unidade de Conservação em uma área de conflito socioambiental, de modo a validar os impactos de transformação ocorridos no território do Parque Estadual Charapucu. Metodologicamente, essa pesquisa apresenta abrangência qualitativa por envolver estudos de ações sociais grupais, tratando-se de uma pesquisa-ação participativa. O recorte temporal do trabalho situou-se sobre um projeto de 12 meses, no ano de 2018. Durante a realização do trabalho se constatou que a EA pode ser parte da solução para o desenvolvimento e permanência das comunidades tradicionais da região.

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Biografia do Autor

Alzira Almeida de Araújo, Universidade do Estado do Pará

Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará.

Altem Nascimento Pontes, Universidade Federal do Pará

Doutor em Ciências Físicas. Professor e Pesquisador do Programa de Pós- graduação de Ciências Ambientais da Universidade do Estado do Pará. Professor da Universidade Federal do Pará.

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Publicado

01-10-2022

Como Citar

Souza, S. R. de, Araújo, A. A. de, & Pontes, A. N. (2022). Educação Ambiental e o conflito fundiário em Unidade de Conservação Estadual na Amazônia: pensando o território e os impactos de transformação socioambiental. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 17(5), 331–340. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12797

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2021-10-07
Aceito: 2022-08-07
Publicado: 2022-10-01

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