Estudo da percepção de alunos da educação básica sobre os problemas socioambientais de Urussanga (SC) por meio de mapas mentais

Autores

  • Camila Porto de Medeiros Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Viviane Kraieski de Assunção Universidade do Extremo Sul Catarinense https://orcid.org/0000-0003-0118-2486

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12415

Palavras-chave:

Percepção ambiental, Impactos socioambientais, Relação indivíduo e ambiente

Resumo

A Educação Ambiental (EA) permite problematizar as inter-relações entre ser humano e meio ambiente, podendo incorporar o conhecimento acerca da percepção dos sujeitos para identificar processos que favoreçam a sensibilização ambiental. Partindo desta compreensão, este estudo analisou a EA desenvolvida em uma escola de educação básica em Urussanga (SC) por meio da percepção dos alunos a respeito dos problemas socioambientais do município. Foi utilizada a técnica de interpretação de mapas mentais com alunos do Ensino Fundamental e Médio. O estudo permitiu apontar as preocupações ambientais dos estudantes, como o desmatamento e a destinação de resíduos, e algumas lacunas, como os impactos gerados pela mineração e agricultura, importantes atividades econômicas do município.

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Biografia do Autor

Viviane Kraieski de Assunção, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da UNESC.

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Publicado

01-04-2022

Como Citar

Medeiros, C. P. de, & Assunção, V. K. de. (2022). Estudo da percepção de alunos da educação básica sobre os problemas socioambientais de Urussanga (SC) por meio de mapas mentais. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 17(2), 220–238. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12415

Edição

Seção

Relatos de Experiências
Recebido: 2021-07-13
Aceito: 2022-01-27
Publicado: 2022-04-01