Estação de tratamento de água (ETA) Bolonha: concepções de Educação Ambiental em duas escolas do ensino fundamental de Belém (PA)

Autores

  • Heron Demitrycz Yamauchi Universidade do Estado do Pará
  • Marinele Maria Saraiva Rodrigues Universidade do Estado do Pará
  • Altem Nascimento Pontes Universidade do Estado do Pará
  • Ana Cláudia Caldeira Tavares-Martins Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.10863

Palavras-chave:

Mapas mentais; Meio ambiente; Espaços não formais

Resumo

O presente artigo objetivou analisar a contribuição da ETA no incremento das concepções sobre EA de alunos de duas escolas do ensino fundamental de Belém, bem como a visão dos professores sobre este espaço não formal. Foram utilizados mapas mentais para analisar as concepções dos alunos antes e depois da visita ao ETA Bolonha e questionários para os professores visando acessar suas concepções sobre espaços não formais. Ao final do estudo, verificou-se que os espaços não formais são eficazes no processo de ensino e aprendizado, pois impulsionam a construção de novos conhecimentos e concepções em EA.

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Biografia do Autor

Heron Demitrycz Yamauchi, Universidade do Estado do Pará

Licenciado em Ciências Naturais – Biologia- UEPA

Marinele Maria Saraiva Rodrigues, Universidade do Estado do Pará

Bióloga. Mestranda em Ciências Ambientais PPGCA/UEPA

Altem Nascimento Pontes, Universidade do Estado do Pará

 Doutor em Ciências Físicas. Professor e pesquisador  do Programa de Pós- Graduacão em Ciências Ambientais da Universidade do Estado do Pará PPGCA/UEPA

Ana Cláudia Caldeira Tavares-Martins, Universidade do Estado do Pará

Doutora em Botânica. Professora e pesquisadora do Programa de Pós- Graduacão em Ciências

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Publicado

05-03-2021

Como Citar

Yamauchi, H. D., Rodrigues, M. M. S., Pontes, A. N., & Tavares-Martins, A. C. C. (2021). Estação de tratamento de água (ETA) Bolonha: concepções de Educação Ambiental em duas escolas do ensino fundamental de Belém (PA). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 16(2), 51–68. https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.10863

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2020-06-30
Aceito: 2020-09-15
Publicado: 2021-03-05

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