Escola Sustentável: uma análise das representações de professores da área de Linguagens em Campo Grande (MS)

Autores

  • José Flávio Rodrigues Siqueira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Icléia Albuquerque de Vargas Universidade Federal Mato Grosso do Sul
  • Angela Maria Zanon Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.9970

Palavras-chave:

Espaço Educador Sustentável; Representação; Mapas Mentais.

Resumo

Este trabalho objetiva conhecer a representação de escola sustentável de professoras da área de Linguagens que atuam na educação básica em Campo Grande/MS. Trata-se de uma pesquisa que se apoia na metodologia Kozel para a análise de 8 (oito) mapas mentais sob o tema “escola sustentável”. A busca pela representação da escola sustentável está pautada na disseminação dos princípios propostos no Programa Nacional Escolas Sustentáveis/PNES e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental/DCNEA. A discussão foi ancorada em teóricos da percepção ambiental e em documentos nacionais do PNES. Constatou-se uma representação da escola sustentável pautada na inclusão de ecotécnicas.

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Biografia do Autor

Icléia Albuquerque de Vargas, Universidade Federal Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1998) e doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná (2006), com estágio de doutorado no LADYSS (Laboratoire Dynamiques Sociales et Recomposition des Espaces)/ Paris X Nanterre. Professora Associada da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Engenharias e Geografia (FAENG) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atua como professora nos cursos de graduação em Geografia (bacharelado), Geografia (licenciatura) e Pedagogia. Na pós-graduação, atua como professora/orientadora no curso de Mestrado e de Doutorado em Ensino de Ciências (linha de Pesquisa Educação Ambiental) da UFMS. Compõe grupos de consultores das revistas: Ambiente & Educação (FURG) , Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFPR) (1518-952X), Geografar (UFPR) (1981-089X), Territorium (1647-7723). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Geografia Escolar, Disciplinas Escolares e Formação de Professores, atuando principalmente nos temas: educação ambiental, geografia cultural, pantanal, meio ambiente e percepção ambiental.

Angela Maria Zanon, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1977), mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1982) e doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1990). Atualmente é professora Titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Docente e Orientadora no Programa de pós-graduação (Mestrado e Doutorado) em Ensino de Ciências - INFI/UFMS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental e Ensino de Ciências e Biologia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, ensino de ciências, formação de professores. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da UFMS pelo período de 2016 a 2018.

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Publicado

04-12-2020

Como Citar

Siqueira, J. F. R., Vargas, I. A. de, & Zanon, A. M. (2020). Escola Sustentável: uma análise das representações de professores da área de Linguagens em Campo Grande (MS). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 15(7), 106–122. https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.9970

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2019-11-11
Aceito: 2020-06-08
Publicado: 2020-12-04