Semana do meio ambiente: desenvolvimento de atividades lúdicas na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Autores

  • Nathália Hernandes Turke Universidade Estadual de Londrina
  • Hemilyn da Silva Meneguete Faculdade Catuaí
  • Elizabete Hernandes Marconi Soares Turke Rede municipal de Bom Sucesso
  • Angélica Florenzano Penha Universidade Estadual de Londrina
  • Virgínia Iara de Andrade Maistro Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.9969

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Conservação, Ludicidade, Sensibilização Ambiental

Resumo

Este trabalho traz resultados acerca de aulas desenvolvidas durante os meses de maio e junho de 2019, expostas e apresentadas na semana do meio ambiente, com 143 estudantes da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, em uma escola municipal, na cidade de Bom Sucesso, estado do Paraná, tendo como objetivo apontar a importância de trabalhar Educação Ambiental de maneira lúdica. Para tanto, foram desenvolvidas aulas com a utilização de música, paródia, poesia, filme, vídeos, bem como confecção de cartazes. É possível afirmar que, a partir das discussões ocorridas durante o processo, as crianças foram sensibilizadas quanto ao tema e passaram a questionar suas atitudes e de pessoas próximas perante o meio ambiente.

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Biografia do Autor

Nathália Hernandes Turke, Universidade Estadual de Londrina

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina. Licenciatura em Pedadogia pela UNIFIEO. Especialização em Educação Ambiental. Especialização em Metodologias e Práticas para o Ensino Fundamental. Especialização em Diversidade Biológica. Mestranda em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina.

Hemilyn da Silva Meneguete, Faculdade Catuaí

Graduanda em Pedagogia pela Faculdade Catuaí.

Elizabete Hernandes Marconi Soares Turke, Rede municipal de Bom Sucesso

Graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade de Jandaia do Sul. Especialização em Transtornos Globais do Desenvolvimento. Especialização em Educação Especial. 

Angélica Florenzano Penha, Universidade Estadual de Londrina

Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina.

Virgínia Iara de Andrade Maistro, Universidade Estadual de Londrina

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina. Mestrado e Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina. Professora estatuária da Universidade Estadual de Londrina.

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Publicado

25-08-2020

Como Citar

Turke, N. H., Meneguete, H. da S., Turke, E. H. M. S., Penha, A. F., & Maistro, V. I. de A. (2020). Semana do meio ambiente: desenvolvimento de atividades lúdicas na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 15(5), 381–390. https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.9969

Edição

Seção

Relatos de Experiências
Recebido: 2019-11-11
Aceito: 2020-06-08
Publicado: 2020-08-25