Ações de conscientização ambiental no município de Taiobeiras (MG): perspectivas e limitações

Autores

  • Everton de Paula Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Andressa Almeida Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Fernando Ruela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.9849

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Sensibilização, Cidadania

Resumo

A pesquisa “Ações de conscientização ambiental no município de Taiobeiras – MG: perspectivas e limitações" teve como objetivo conhecer o contexto do referido município no âmbito da educação e preservação ambiental. A pesquisa, desenvolvida por meio de um estudo exploratório e de campo, buscou investigar as principais ações realizadas por escolas, prefeituras, órgãos públicos e privados destacando os projetos que envolvem as práticas e ações de conscientização sobre o meio ambiente. O resultado revelou que grande parte das ações não são desenvolvidas por falta de recursos, bem como pelo desinteresse da população com relação às questões ambientais. Dentre as ações identificadas, as que merecem destaque foram as realizadas pelas escolas municipais dado o êxito na abordagem de Educação Ambiental e de sensibilização para preservação dos recursos naturais.

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Biografia do Autor

Everton de Paula, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

É graduado em Química, especialista em Educação Empreendedora, Mestre em Ciências - Química de Materiais, pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), especialista em Design Instrucional para Ead Virtual pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e Doutor em Físico-Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tendo realizado um estágio sanduíche na Université de Montpellier 2 em colaboração com o Professor Dr. Jean-Jacques Robin. Docente da Diretoria de Educação Aberta e a distância na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), atua na área de Química, desenvolvendo nanocompósitos e blendas poliméricas baseados em materiais biodegradáveis para aplicação nas áreas médica, ambiental e de embalagens. Em Educação, tem experiência no ensino e em orientação, atuando também na área de educação a distância on-line, tendo atuado em diferentes cursos da UFSJ, oferecidos na modalidade de EaD Virtual. Desenvolve trabalhos de extensão universitária voltados para Educação Científica e para a difusão e popularização da Ciência e da Tecnologia. É produtor e apresentador do programa Ciência do Cotidiano veiculado pela Rádio Universitária da UFVJM. Atua também como avaliador de cursos de graduação e de instituições de educação superior, integrante do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

Andressa Almeida, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Atualmente é graduanda do curso de Bacharelado em Ciência e tecnologia na UFVJM (Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri).Graduada em Licenciatura Plena em química pela UFVJM (Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri)Possui com experiência no educação básica com ensino de Química e Matemática.E atualmente atua com pesquisa na área de ciências do materiais através do estudo e análise de óleo essencial.

Fernando Ruela , Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Professor Adjunto II da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM, lotado na Diretoria de Educação a Distância (DEAD). Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Ouro Preto (2006), graduação em Química (Licenciatura) pela Universidade Católica de Brasília (2012), mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Ouro Preto (2008) e doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013).

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Publicado

15-02-2020

Como Citar

de Paula, E., Almeida, A., & Ruela , F. (2020). Ações de conscientização ambiental no município de Taiobeiras (MG): perspectivas e limitações. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 15(1), 83–96. https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.9849

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2019-10-07
Aceito: 2020-01-24
Publicado: 2020-02-15